ENDIVIDADOS: PROJETO TENTA AJUDÁ-LOS

O CONSUMIDOR PODERÁ DESISTIR DE UM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO EM ATÉ SETE DIAS SEM APRESENTAR UM MOTIVO.  ESTA E OUTRAS MEDIDAS ESTÃO PREVISTAS EM UM PROJETO DE LEI APROVADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA PREVENIR O SUPERENDIVIDAMENTO DOS BRASILEIROS. 

O TEXTO PROÍBE PRÁTICAS CONSIDERADAS ENGANOSAS PARA O CONSUMIDOR E FOI APROVADO NO SENADO FEDERAL EM 2015.  PORÉM, SÓ AGORA, OS DEPUTADOS MODIFICARAM O TEXTO EM ALGUNS PONTOS E O PROJETO DEVE RETORNAR PARA O AVAL DOS SENADORES. 

DE ACORDO COM O RELATÓRIO DO PROJETO, 60 POR CENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS ESTÃO ENDIVIDADAS E 30 POR CENTO DA POPULAÇÃO ESTÃO COM ALGUMA SITUAÇÃO DE INADIMPLÊNCIA, UM TOTAL DE 63 MILHÕES DE PESSOAS.  NO TEXTO ESTÃO MEDIDAS MAIS RÍGIDAS PARA A PUBLICIDADE NA OFERTA DE CRÉDITO AO CONSUMIDOR. 

FICA PROIBIDO O USO POR INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE TERMOS COMO: “SEM JUROS”, “GRATUITO”, “SEM ACRÉSCIMO” E “COM TAXA ZERO”.  O ASSÉDIO OU PRESSÃO PARA QUE O CONSUMIDOR CONTRATE UM FINANCIAMENTO OU LINHA DE CRÉDITO TAMBÉM ESTÁ PROIBIDO PELO TEXTO.  APÓS SER AVALIADO PELO SENADO, O PROJETO DE LEI SEGUE PARA A SANÇÃO PRESIDENCIAL.

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade