Desde o início deste ano o Bolsa Família tem passado por um processo de pente-fino. Milhões de pessoas já foram excluídas sob justificativa de que não cumprem mais com os requisitos de acesso ao seu benefício. O processo de averiguação cadastral ainda está longe de acabar e tem preocupado os inscritos.
O grande foco do pente-fino que na verdade acontece no Cadastro Único, foram as famílias unipessoais, aquelas compostas por uma única pessoa. Não é errado quem mora sozinha tentar uma vaga no Bolsa Família, pode ser o caso de idosos ou moradores de rua, por exemplo.
No entanto, chamou atenção do TCU (Tribunal de Contas da União) e do governo atual o fato de que no último ano pelo menos 22% do total de contemplados pelo Auxílio Brasil eram famílias de uma única pessoa. Surgiu então a suspeita de que as famílias estivessem mentindo em seus cadastros para acumular benefícios.
Foram quase 1 milhão de pessoas que pertencem a este tipo de família excluídas do Bolsa Família em 2023. O motivo, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, é que estas pessoas deixaram de cumprir com os requisitos que dão acesso ao benefício e por isso precisaram ser desligadas.
Além deles, quem deixar de cumprir com outros requisitos básicos para acesso ao programa também estão na mira do pente-fino. Pelo menos até dezembro deste ano as averiguações cadastrais devem ocorrer, com bloqueio ou corte de benefícios sociais.
Quem pode ser cortado do Bolsa Família no pente-fino?
Seguindo as regras do Bolsa Família, o pente-fino que está sendo realizado nos dados disponíveis no Cadastro Único, poderão ser cortados aqueles que:
Aumentarem sua renda mensal familiar em mais do que meio salário mínimo;
Quem aumentar a renda para mais de R$ 218 por pessoa pode receber até 50% do valor do benefício caso respeite o limite de meio salário mínimo.
Não cumprirem o mínimo de frequência escolar para crianças e adolescentes;
Estar com os dados do CadÚnico desatualizado há mais de dois anos;
Caderneta de vacinação desatualizada;
Gestantes que não estão fazendo o acompanhamento de pré-natal;
Mulheres de até 44 anos, crianças e adolescentes que não estiverem cumprindo com o acompanhamento nutricional.
Novas regras para famílias unipessoais
Também foram anunciadas novas regras para aceitação de famílias unipessoais do Bolsa Família. Ficou definido que:
O limite de famílias unipessoais contempladas pelo programa deve ser de 16% por município. (Lila Cunha)
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL