BOLSA FAMÍLIA: QUEM NÃO ATUALIZAR CADERNETA DE VACINAÇÃO PODE PERDER BENEFÍCIO

Quem pode ser excluído do Bolsa Família?

O pente-fino no Cadastro Único tem atingido outros programas, mas principalmente o Bolsa Família. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, 2,5 milhões de cadastros foram identificados com indícios de irregularidades, e 1,4 milhão foram excluídos do Bolsa Família em março. São principalmente famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa.

Esses grupos foram inclusos principalmente no último ano, e a suspeita é de que os sistemas tenham sido afrouxados para que mais pessoas fossem inclusas. O número de famílias unipessoais ultrapassava 5 milhões apenas nesse benefício. O pente-fino do Cadastro Único, porém, vai atingir outros grupos com indícios de irregularidades.

São eles:

Famílias com renda superior a R$ 218 por pessoa no mês;

Famílias com crianças e adolescentes que tem baixa frequência escolar;

Famílias com crianças, adolescentes e gestantes com caderneta de vacinação desatualização; As crianças e adolescentes ainda não foram inclusos no público alvo da grande maioria das cidades, mas aos poucos devem receber essa prioridade. Os adultos, pessoas idosas e com comorbidade é que deverão ser vacinados nesse momento. Famílias inscritas no Bolsa Família precisam atualizar a caderneta de vacinas dos menores de 18 anos, caso contrário poderão perder seu auxílio.

Quem está com dados no Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos.

Como desbloquear o Bolsa Família?

Quem teve o Bolsa Família cancelado por irregularidades, que é o caso de mais de 1,2 milhões de pessoas em março, não consegue pedir a reativação do salário. Nesse caso será preciso entrar novamente na fila do programa para tentar ser aprovado. Mas, quem recebeu o aviso sobre o bloqueio do programa tem a chance de voltar a recebê-lo.

Nesse caso será preciso que o titular do benefício, maior de 16 anos, cumpra com o processo de atualização de dados. Funciona assim:

Compareça até a unidade de atendimento do Cadastro Único no município e solicite a atualização de dados;

Apresente documento de identificação de todos os membros da família;

Responda a um questionário socioeconômico;

Finalize.

Os inscritos que serão obrigados a passar por esse processo estão recebendo uma mensagem via SMS, no App do Bolsa Família ou no extrato de pagamentos. (Lila Cunha)

Tags:, , , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade