Quem pode ser excluído do Bolsa Família?
O pente-fino no Cadastro Único tem atingido outros programas, mas principalmente o Bolsa Família. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, 2,5 milhões de cadastros foram identificados com indícios de irregularidades, e 1,4 milhão foram excluídos do Bolsa Família em março. São principalmente famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa.
Esses grupos foram inclusos principalmente no último ano, e a suspeita é de que os sistemas tenham sido afrouxados para que mais pessoas fossem inclusas. O número de famílias unipessoais ultrapassava 5 milhões apenas nesse benefício. O pente-fino do Cadastro Único, porém, vai atingir outros grupos com indícios de irregularidades.
São eles:
Famílias com renda superior a R$ 218 por pessoa no mês;
Famílias com crianças e adolescentes que tem baixa frequência escolar;
Famílias com crianças, adolescentes e gestantes com caderneta de vacinação desatualização; As crianças e adolescentes ainda não foram inclusos no público alvo da grande maioria das cidades, mas aos poucos devem receber essa prioridade. Os adultos, pessoas idosas e com comorbidade é que deverão ser vacinados nesse momento. Famílias inscritas no Bolsa Família precisam atualizar a caderneta de vacinas dos menores de 18 anos, caso contrário poderão perder seu auxílio.
Quem está com dados no Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos.
Como desbloquear o Bolsa Família?
Quem teve o Bolsa Família cancelado por irregularidades, que é o caso de mais de 1,2 milhões de pessoas em março, não consegue pedir a reativação do salário. Nesse caso será preciso entrar novamente na fila do programa para tentar ser aprovado. Mas, quem recebeu o aviso sobre o bloqueio do programa tem a chance de voltar a recebê-lo.
Nesse caso será preciso que o titular do benefício, maior de 16 anos, cumpra com o processo de atualização de dados. Funciona assim:
Compareça até a unidade de atendimento do Cadastro Único no município e solicite a atualização de dados;
Apresente documento de identificação de todos os membros da família;
Responda a um questionário socioeconômico;
Finalize.
Os inscritos que serão obrigados a passar por esse processo estão recebendo uma mensagem via SMS, no App do Bolsa Família ou no extrato de pagamentos. (Lila Cunha)
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL