SERGIPE: MÉDICOS CUBANOS COMEÇAM A DEIXAR ESTADO NESTA SEXTA-FEIRA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a partir desta sexta-feira (23) um grupo de 17 médicos cubanos começa a deixar o Estado de Sergipe rumo ao país caribenho. A previsão dada pelo Ministério da Saúde (MS) é que, até o dia 7 de dezembro, 100% dos médicos cubanos já tenham deixado o estado e retornado para seu país de origem.
Segundo a SES, além dessa saída programada para esta quinta em três voos, 12h35, 14h25 e 17h20, estão previstas mais duas datas, a serem confirmadas, de novos voos para os demais profissionais, entre 5 e 7 de dezembro.
Entenda o caso 
Em Sergipe, o programa conta com 170 médicos, sendo 96 cubanos, 42 brasileiros, 31 brasileiros formados no exterior e uma portuguesa. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o programa Mais Médicos ocupa quase 30% das Equipes de Saúde da Família mantida nos municípios sergipanos, entre médicos brasileiros e cubanos.
Atualmente, 35 municípios são assistidos pelo programa. São eles: Aquidabã, Arauá, Boquim, Brejo Grande, Canhoba, Capela, Carira, Cedro de São João, Estância, Frei Paulo, Gararu, Ilha das Flores, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga, Japoatã, Lagarto, Monte Alegre, Nossa Senhora das Dores, Lurdes, Socorro, Pacatuba, Poço Redondo, Propriá, Rosário, Salgado, Santa Luzia, Santana do São Francisco, Santo Amaro, São Domingos, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.
Saída do programa 
Na última quarta-feira (14), o governo Cubano informou saída do programa, mas o comunicado não especifica a data em que os médicos deixarão de trabalhar no programa.
O Ministério da Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do Programa Mais Médicos e assim comunicou à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam a iniciativa”, diz a nota do governo.
A Opas disse, apenas, que foi comunicada da decisão, sem dar mais detalhes.

Novos Profissionais
O Ministério da Saúde divulgou as medidas que serão adotadas com saída dos médicos cubanos. Nesta sexta-feira (16), o Ministério da Saúde realizará reunião com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) para a definição da saída dos médicos cubanos e entrada dos profissionais brasileiros que serão selecionados por edital.
“Será finalizada a proposta de edital para selecionar profissionais para as 8.332 vagas que serão deixadas pelos médicos cubanos. No início à da próxima semana, será dada coletiva de imprensa para esclarecer detalhes sobre o edital de seleção e chamada para inscrições. A seleção de profissionais brasileiros em primeira chamada do edital será realizada ainda no mês de novembro e o comparecimento aos municípios, imediatamente após a seleção”, informou em nota o Ministério da Saúde.
Fonte: G1/SE

Tags:, , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade