SEMANA DE MAIS CHUVA NO LESTE DA REGIÃO NORDESTE

A chuva tem sido frequente e por vários dias volumosa, sobre áreas da costa leste do Nordeste. A intensificação das áreas instabilidade coincidiu com a entrada do inverno, quando a chuva começou a aumentar muito no leste, nos dias 21 e 22 de junho. Desde então, várias capitais como Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju sentiram o impacto da chuva, com transtornos como alagamentos. Pelo interior dos estados, a chuva muito bem vinda, vem contribuindo para encher os açudes e umidificar o solo para o plantio.

Sobre a costa norte, também choveu mais neste fim de semana. A capital São Luís (MA) chegou a registrar o maior volume de chuva do Brasil com 64 mm acumulados entre às 9 horas de domingo (2) e às 9 horas desta segunda-feira (3), pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No Farol Preguiças (MA), choveu 26,4 mm e em Esperantina, no norte do Piauí, o volume foi de 41,4 mm no mesmo período.

Costa leste com mais chuva

A semana promete mais chuva sobre todo o leste da Região. As áreas de instabilidade continuam ativas e as pancadas de chuva ainda serão frequentes entre pelo litoral, zona da mata e agreste, entre a Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e o Rio Grande do Norte. Em vários momentos pode chover com moderada intensidade. Há ainda uma tendência da intensificação da chuva de novo sobre o litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba a partir do meio da semana.

Nesta terça-feira (4), a chuva continua por toda a costa leste e deve ser mais persistente em Sergipe e Alagoas. Voltam a ocorrer pancadas de chuva com raios sobre o Maranhão.

Áreas do interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, também vão continuar recebendo chuva essa semana.

Acompanhe no mapa a estimativa de chuva para todo o Nordeste nos próximos dias. O litoral do Rio Grande do Nordeste e da Paraíba poderão acumular 100 mm no período de cinco dias.

Mar agitado

O mar já subiu no litoral da Bahia e vai permanecer agitado ao longo desta terça-feira. Em todo o litoral, entre a Bahia e a Paraíba, a agitação marítima será grande com alerta de ressaca, emitido pela Marinha do Brasil. Navegantes, surfistas e banhistas, devem ficar atentos aos avisos. As ondas poderão ficar em torno dos três metros em alto mar.

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade