PASSE LIVRE: PORTARIA ESCLARECE PROCEDIMENTO PARA CONCESSÃO

O ministério da Infrestrutura publicou portaria que estabelece os procedimentos para a concessão do benefício do Passe Livre no sistema de transporte coletivo interestadual de passageiro, garantido às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes.

Para receber o benefício, o interessado deverá comprovar, por meio de atestado médico, ser pessoa com deficiência além disso a renda mensal bruta familiar, dividida pelo número de seus integrantes, deverá ser igual ou inferior a um salário mínimo.

Segundo as novas regras, não será considerado no cálculo da renda mensal bruta familiar o acréscimo de 25% concedidos ao aposentado por invalidez, que necessita da assistência permanente de outra pessoa.

A credencial do Passe Livre será expedida com a foto e terá validade de cinco anos, a contar da data de expedição, e sua renovação se dará por manifestação do interessado, encaminhada ao órgão responsável, ou ao órgão ou entidade conveniada e detentora do processo.

Para o atendimento dos beneficiários de Passe Livre da pessoa com deficiência, serão reservados nos veículos que operam os serviços regulares de transporte interestadual de passageiros, nas modalidades rodoviária, ferroviária e aquaviária, dois lugares por veículo tipo “convencional”, localizados preferencialmente na primeira fila de poltronas, visando facilitar o acesso da pessoa com deficiência.

A íntegra da portaria está publicada no Diário Oficial da União disponível no site in.gov.br (Rádio Nacional de Brasília/DF)

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade