MENSALIDADE ESCOLAR PODE FICAR ATÉ 15% MAIS CARA EM SERGIPE

O fim de ano está chegando, e os pais e responsáveis já começam a organizar o bolso para o aumento das mensalidades escolares de 2017. Uma das maiores preocupações é sobre o percentual de aumento anual das instituições de ensino. De acordo com a Federação das Escolas Particulares de Sergipe, o estado terá um aumento previsto entre 10% e 15%.

Em entrevista a F5 News, o presidente da entidade, José Joaquim Macedo, explica que cada escola é responsável por fazer o planejamento de custos para o próximo ano. “A primeira certeza é que tem que haver o aumento, porque a cada ano a inflação muda, e a escola tem autonomia de fazer esses reajustes, ela tem que preparar suas planilhas de custos para apresentar dentro da legislação vigente, cada escola tem seu custo, cada escola tem seu valor de reajuste, ela não pode fazer isso nem a mais nem a menos, tem que ser dentro dos padrões da legislação”, afirma.

Segundo a Lei Federal nº 9.870/99, que regulamenta o reajuste da mensalidade escolar, não há um índice a ser seguido pelas escolas, elas devem levar em conta a proposta educacional para o ano seguinte, o aumento de salário de professores e pessoal administrativo, investimentos e outras despesas.

Ainda de acordo com José Joaquim, o que faz aumentar são os investimentos para educação. “Nesse país não temos inflação zero, nossas inflações são galopantes, nas escolas há um aumento natural das coisas.

Ele elenca entre os custos os investimentos na inclusão de métodos pedagógicos e projetos voltados ao desenvolvimento do discente, antecipando que em Sergipe a média para o próximo ano será entre 10% e 15%.superior.

Para evitar prejuízos, existem algumas alternativas que podem ser feitas, como adequar o orçamento doméstico, ter consciência de cada gasto, e evitar as despesas desnecessárias.

Agora no final do ano, o 13º pode ser um grande auxilio, sem contar outra opção que não pode ser descartada : a negociação de descontos nas instituições.

“O pai tem que pesquisar, primeiro tem que se olhar a qualidade da escola, e segundo encontrar os preços, porque tem preços diferenciados, então tem que procurar o que se encaixa no bolso, porque você consegue encontrar escolas boas em um preço reduzido”, sugere José Joaquim.

“Aracaju tem um grande privilégio de ter muitas escolas competentes”, completa.

Fonte: Ana Rolemberg/F5 News

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade