JUSTIÇA: APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS NÃO PRECISAM DEVOLVER DINHEIRO QUE GANHARAM A MAIS

O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, O STJ, DETERMINOU QUE TODOS OS PROCESSOS SOBRE A DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO PARA O INSS DEVEM SER SUSPENSOS. ISSO PORQUE EXISTEM, NA JUSTIÇA, AÇÕES EM QUE O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL COBRA DE VOLTA OS VALORES QUE FORAM PAGOS A MAIS PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS.

ESSE DINHEIRO TINHA SIDO LIBERADO PARA OS BENEFICIÁRIOS POR MEIO DE LIMINARES. MAS AS DECISÕES FORAM REVOGADAS E, COM ISSO, O INSS QUER O DINHEIRO DE VOLTA. EM 2015 O TRIBUNAL TINHA DECIDIDO QUE OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS TINHAM QUE DEVOLVER A GRANA.

MAS O STJ RESOLVEU REDISCUTIR OS CASOS. E ATÉ LÁ, OS PROCESSOS FICAM SUSPENSOS. DEPOIS DE DEBATER, O ENTENDIMENTO QUE DETERMINA A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO PODE VOLTAR A VALER COMO ERA ANTES, PODE VOLTAR A VALER MAS SÓ PARA ALGUNS CASOS OU PODE SER REVOGADO.

DIVERSOS PROCESSOS DESSE TIPO CORREM NA JUSTIÇA. RECENTEMENTE O TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA QUARTA REGIÃO TAMBÉM DETERMINOU QUE O INSS PARE DE DESCONTAR ESSES VALORES PAGOS A MAIS SE O QUE RESTASSE FOSSE UM VALOR MENOR QUE UM SALÁRIO MÍNIMO.HOJE, 954 REAIS.

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade