INSS: BENEFÍCIO PODE SER CONCEDIDO SEM TER TODOS OS DOCUMENTOS

O segurado que está perto de se aposentar ou que aguarda o resultado do seu pedido de benefício deve garantir que toda a documentação esteja em ordem.

Nova determinação do INSS é para que servidores concedam a aposentadoria quando há elementos suficientes para comprovar o direito, mesmo sem a entrega de todos documentos. Isso pode ser prejudicial porque, quando documentos ficam de fora, o segurado pode receber um benefício menos vantajoso.

O Agora mostra como garantir toda a papelada e pedir a revisão ou recorrer contra a decisão do instituto, se for o caso.

No dia 15 de agosto, o INSS publicou as mudanças no prazo para o cumprimento de suas exigências. Até então, se o segurado não entregasse os documentos extras solicitados em 30 dias, o processo era analisado e concluído como estava. Com a nova regra, o trabalhador tem até 75 dias para responder às exigências. Do contrário, o processo será extinto, sem possibilidade de recurso.

Deixar os documentos à mão é a melhor garantia para conseguir se aposentar assim que completar as condições mínimas. Alguns certificados e formulários, como os que comprovam o tempo especial, podem render uma procura trabalhosa.

Revisão

O segurado que receber os documentos que lhe dão um benefício mais vantajoso só depois da concessão do INSS poderá recorrer e pedir uma nova análise.

É possível também entrar com recurso contra a decisão, logo que tomar conhecimento do resultado, mas, neste caso, não poderá sacar o benefício. A resposta leva cerca de seis meses.

Quem quiser recorrer depois de sacar o benefício precisará entrar com o pedido de correção, para que o órgão considere a documentação posterior. De acordo com a advogada Adriane Bramante, revisões  demoram em torno de dois anos para serem concluídas.

Separe a documentação

DesvantagemA concessão com documentos faltando pode gerar um benefício menor

VantagemPara quem está com pressa, a aposentadoria pode ser liberada mais rapidamente

Quem pode ser prejudicado

1 – Segurado que tem insalubridade

2 – Quem pede aposentadorias especiais

Garanta que os principais documentos estejam à mão

Carteiras profissionais

Se a empresa fechou

FGTS

Guias de recolhimento

Laudo de insalubridade

Processo trabalhista

O que fazer se for concedida uma aposentadoria menor

Recurso ou RevisãoQuem não concorda com o valor do benefício tem duas formas de recorrer ao INSS: 

Recurso

Se ganhar

Revisão

O que fazer

Onde pedir

Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e reportagem

Por: Ana Paula Branco/Uol

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade