DETRAN EXIGIRÁ HABILITAÇÃO E EMPLACAMENTO PARA CONDUTORES DE “CINQUENTINHAS”

A partir do próximo dia 04 de janeiro de 2016 os agentes de trânsito começarão a autuar e apreender em Sergipe todos os motociclistas e motonetas com até 50 cilindradas que não estejam habilitados e emplacados, respectivamente. Apesar da aproximação da data limite para regularização do sistema, o Departamento de Trânsito do Estado de Sergipe (Detran/SE), afirma que apenas cerca de 150 ‘cinquentinhas’ foram regularizadas até a última quarta-feira, 16. Conforme destacado pela direção da autarquia, desde o último mês de agosto o órgão em Sergipe busca respeitar a Lei Federal Nº 13.154, de 30 de julho de 2015, que passou para os Departamentos Estaduais de Trânsito a competência de registro dos ciclomotores.

Para o comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), major Fábio Machado, 2016 começará com boas mudanças na constituição. Para ele, a perspectiva é que já a partir do primeiro trimestre do próximo ano seja possível ter uma noção de quantas motonetas foram comercializadas e circulam nos 75 municípios sergipanos. Paralelo à atualização destes dados, Machado acredita que, a partir do momento em que a Lei seja posta em prática, a tendência é de trânsito mais seguro para todos.

“Independente de quem esteja conduzindo esse tipo de ciclomotor, como até esse ano não existia a obrigatoriedade de ser habilitado, muitos, diria até 90% dos proprietários das motos cinquentinhas não se preocupavam em buscar uma autoescola e o próprio Detran para se qualificar. Acredito que a partir de 2016 iremos registrar menos acidentes envolvendo essas motocicletas justamente porque as pessoas estarão mais preparadas para pilotar com segurança”, avaliou.

Ainda de acordo com o comandante, além da integridade física dos motoristas, a Lei traz mais segurança ao patrimônio. “Com placa será possível monitorar mais facilmente estas motos. O índice de apreensão desse tipo de moto com suspeita de roubo estava muito grande e acreditamos que deve diminuir essa estatística. Como estamos avaliando ao longo dos últimos meses, essa Lei chegou para resolver diversos problemas que feriam o Código de Trânsito do Brasil (CTB)”, disse.

Para realizar o emplacamento e o licenciamento dos ciclomotores, os proprietários deverão, primeiramente, efetuar a vistoria em uma dessas unidades do Detran/SE: Sede, na avenida Tancredo Neves; Unat do Shopping Jardins; Ceac do Shopping Riomar; Ceac do Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite. Já no interior do estado é possível solicitar o serviço no Ciretran de Lagarto; Ciretran de Estância; Ciretran de Carmópolis; Ciretran de Nossa Senhora da Glória; Ciretran de Propriá; Ciretran de Tobias Barreto; Ciretran de Itabaiana.

Informações: Milton Alves Júnior do Jornal do Dia

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade