CORONAVÍRUS: PROJETOS GARANTEM RENDA DE DOMÉSTICAS DURANTE PANDEMIA

TRABALHADORES DOMÉSTICOS PODEM TER A RENDA GARANTIDA DURANTE A CRISE DO CORONAVÍRUS.  ISSO PORQUE TEM CORRIDO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, PROJETOS QUE VISAM O CENÁRIO MELHOR A ESSES PROFISSIONAIS. 

UM DELES GARANTE A DISPENSA DAS DOMÉSTICAS E DIARISTAS SEM PERDA DE SALÁRIO OU DIREITOS TRABALHISTAS, DURANTE O SURTO.  E NESSE CASO, O EMPREGADOR PODE OPTAR PELO ADIANTAMENTO DAS FÉRIAS.  MAS SE NÃO LIBERAR O EMPREGADO, O PATRÃO DEVERÁ PAGAR ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. OUTRO PROJETO DETERMINA A ESTABILIDADE DO FUNCIONÁRIO DOMÉSTICO, E DETERMINA O AFASTAMENTO REMUNERADO DOS QUE FAÇAM PARTE DO GRUPO DE RISCO DO CORONAVÍRUS, COMO IDOSOS, DOENTES CRÔNICOS, GESTANTES E LACTANTES. 

A PROPOSTAS TAMBÉM OFERECE DESCONTO NA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DO EMPREGADO, E AINDA DISPENSA DE PERÍCIA AQUELES QUE ACABAREM CONTAMINADOS COM A COVID 19. 

E AS DOMÉSTICAS QUE FOREM MICROEMPREENDEDORAS INDIVIDUAIS, MEI, FICARIAM DISPENSADAS POR QUATRO MESES DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA.  EM TODOS OS CASOS, SE A PRESENÇA DO EMPREGADO DOMÉSTICO FOR INDISPENSÁVEL, O PATRÃO DEVERÁ OFERECER TODAS AS FORAS DE PREVENÇÃO POSSÍVEIS, SEM DESCONTAR NADA DO SALÁRIO.

Tags:, , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade