CÂMARA PAGOU 1.283 VIAGENS PARA O EXTERIOR A DEPUTADOS

A Câmara bancou 1.283 viagens de deputados federais ao exterior desde 2010.

Levantamento da reportagem em dados oficiais mostra motivações, destinos e explicações variadas para as missões oficiais, que chegaram a 69 países dos cinco continentes. EUA, Suíça e França foram mais visitados.

A maioria das justificativas defendem o conhecimento de realidades diversas, além de parcerias com governos, parlamentos e empresários de outros países. O que costuma inclui turismo ou atividades de utilidade duvidosa.

Nelson Pellegrino (PT-BA), por exemplo, fez 14. Quatro para a França, onde participou de encontros de defesa.

Resposta
Os deputados ouvidos pela reportagem defenderam a necessidade das viagens afirmando que elas são essenciais para o trabalho. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que as viagens são para “promoção do intercâmbio legislativo, das relações comerciais e do compartilhamento de tecnologias”.
A presidência da Casa não informou o custo total ano. Sobre o Salão do Chocolate, Nelson Pellegrino disse que o objetivo foi “o fortalecimento da produção do cacau na Bahia por parcerias”.

Geovania de Sá (PSDB-SC) atribui a paralisia de seu projeto ao grande número de propostas em tramitação e diz que a viagem foi boa para entender as demandas dos brasileiros em Nova York. Cláudio Cajado (DEM-BA) alega que a Comissão de Relações Exteriores, da qual é membro, motiva viagens. Afirma que em várias é o embaixador brasileiro que pede a ida de parlamentar para representar a Câmara. O gabinete de Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) diz que ele não pode se manifestar porque está em viagem oficial ao Panamá, sua 29ª.(FSP)

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade