2020: REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO NÃO ESTÁ GARANTIDO

2019 É O ÚLTIMO ANO EM QUE O SALÁRIO MÍNIMO TEM GARANTIA DE REAJUSTE ACIMA DA INFLAÇÃO E COM BASE NO PIB, O PRODUTO INTERNO BRUTO, DO BRASIL. ISSO PORQUE A LEI 13 MIL 152, SANCIONADA EM 2015, QUE ESTABELECE A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, SÓ VALE ATÉ 2019. SEGUNDO A NORMA, O SALÁRIO MÍNIMO PRECISA SER REAJUSTADO CONFORME DUAS COISAS: O INPC, ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR. E O CRESCIMENTO DO PIB DE DOIS ANOS ANTERIORES. O INPC É DIVULGADO PELO IBGE, NORMALMENTE EM JANEIRO.

MAS O NOVO VALOR DO SALÁRIO PRECISA VALER A PARTIR DE PRIMEIRO DE JANEIRO. POR ISSO O CÁLCULO PODE SER FEITO USANDO UMA ESTIMATIVA. NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, A ESTIMATIVA FOI ZERO VÍRGULA 36 POR CENTO MENOR QUE A INFLAÇÃO REAL. E, SEGUNDO A LEI, ISSO PRECISA SER COMPENSADO EM 2019.

A ESTIMATIVA PARA ESTE ANO É QUE O AUMENTO SEJA DE MAIS DE QUATRO POR CENTO NO SALÁRIO MÍNIMO. ELE IRIA DOS ATUAIS 954 REAIS PARA MAIS DE MIL REAIS. 2019 É O ÚLTIMO ANO EM QUE ESSA REGRA VALE. NÃO SE SABE AINDA COMO O SALÁRIO MÍNIMO VAI SER REAJUSTADO A PARTIR DE 2020.

APESAR DO AUMENTO, O VALOR ESTÁ LONGE DO CONSIDERADO IDEAL PELO DIEESE. DE ACORDO COM O DEPARTAMENTO, O SALÁRIO PARA UMA FAMÍLIA DE 4 PESSOAS VIVER BEM DEVERIA SER DE MAIS DE TRÊS MIL 780 REAIS. CERCA DE 45 MILHÕES DE BRASILEIROS RECEBEM O SALÁRIO MÍNIMO.

Tags:, , , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade