O SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS, UMA MODALIDADE QUE PERMITE O TRABALHADOR ACESSAR O FUNDO DE GARANTIA, GANHOU MAIS DE 32 MILHÕES DE NOVOS ADEPTOS DESDE A SUA CRIAÇÃO, EM 2019.
DE ACORDO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, QUASE 17 MILHÕES DESTES TRABALHADORES USAM O SAQUE-ANIVERSÁRIO COMO GARANTIA PARA EMPRÉSTIMOS. A MODALIDADE FUNCIONA ASSIM: A PARTIR QUE O MOMENTO QUE O TRABALHADOR ADERE, ELE PODE SACAR PARTE DO FUNDO DE GARANTIA NO MÊS DE ANIVERSÁRIO. PORÉM, TODO O SALDO DO TRABALHADOR FICA RETIDO NA CONTA DO FGTS.
MESMO SE ELE FOR DEMITIDO SEM JUSTA CAUSA, SÓ PODERÁ SER RETIRADO O VALOR REFERENTE À MULTA DE 40 POR CENTO. O GOVERNO QUER MUDAR AS REGRAS DO SAQUE-ANIVERSÁRIO. UM PROJETO DE LEI ENVIADO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO PARA A CASA CIVIL QUER QUE O TRABALHADOR TENHA ACESSO AO FUNDO, MESMO SE TIVER ADERIDO AO PROGRAMA.
SEGUNDO A FEBRABAN, 70 POR CENTO DAS PESSOAS QUE PEDIRAM EMPRÉSTIMOS COM O SAQUE-ANIVERSÁRIO COMO GARANTIA ESTÃO COM O NOME SUJO. ATÉ AGOSTO DESTE ANO, O TOTAL DE EMPRÉSTIMOS CONTRATADOS COM O USO DO PROGRAMA ULTRAPASSA 111 BILHÕES DE REAIS.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL