Nesta quarta-feira, 6 de julho, entrou em operação em Brasília o sinal 5G, primeira capital a receber o serviço no país. De acordo com a ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações, a internet móvel de quinta geração utiliza a mesma faixa de frequência das antenas parabólicas, banda C, e causa interferência no sinal da TV aberta.
Para continuar recebendo a transmissão, o usuário precisa de novos equipamentos. O kit com antena digital, conversor e cabos é fornecido sem custo para os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, o CadÚnico.
O usuário precisa agendar a instalação pelo site agendamento.sigaantenado.com.br. A capacidade de instalação é de 220 equipamentos por dia, de acordo com a Entidade Administradora da Faixa – EAF.
Quem já tem antena digital, interna ou externa, não precisa fazer nada, pois continuará recebendo a programação da TV aberta gratuitamente. Quem assina TV por assinatura, também já recebe o sinal digital.
A Anatel informa ainda que, dentro de 18 meses, a transmissão dos canais abertos de TV via satélite vai migrar da Banda C para a Banda K-U. São Paulo, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte são as próximas capitais que vão receber a tecnologia 5G. (Rádio Nacional de Brasília/DF)
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL