VCAN E ZCIT PROVOCAM CHUVA NO NORDESTE

Chuvas volumosas caíram nos últimos três dias sobre várias áreas do Ceará, Piauí e Maranhão, acumulando mais de 60 mm ao dia. Em Barbalha, no sertão do sul do Ceará, choveu aproximadamente 101 mm entre a manhã do domingo e a manhã da segunda-feira, 17. A média de chuva normal para fevereiro é de 191 mm.

Em Teresina, capital do Piauí, choveu 175 mm entre 9 horas do dia 14 e 9 horas do dia 17 de fevereiro. Em três dias choveu mais da metade do que normalmente chove durante todo o mês de fevereiro. A média de chuva para o mês é de 261 mm.

No sul do Maranhão, a chuva volumosa do fim de semana em Carolina e em Imperatriz fizeram com que as duas regiões atingissem a média de chuva para fevereiro, que chega a 270 mm em Carolina.

As áreas de instabilidade que provocaram a chuva forte sobre estes Estados do Nordeste foram formadas pela atuação da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – e pelo VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. A circulação dos ventos gerada por estes sistemas alimenta o ar de muita unidade e facilita a formação de nuvens carregadas s, que provocam a chuva forte. Esta situação vai persistir até o fim da semana, quando as áreas de instabilidade devem enfraquecer. Até lá, a chuva cai frequente e pode chover forte. Há risco de raios.

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade