VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA PODERÁ SER ADIADA ESTE ANO

Apontadas como uma estratégia de sucesso no controle da doença, as campanhas de vacinação contra a raiva em cães e gatos devem começar mais tarde neste ano ou até ficar apenas para o início do ano que vem.

Geralmente, a vacinação ocorre entre julho e setembro.

O atraso tem gerado preocupação em alguns Estados e entre entidades do setor de medicina veterinária.

Documento do Ministério da Saúde enviado a secretarias estaduais de saúde, ao qual a reportagem teve acesso, indica que a vacina só estará disponível a partir de setembro e, por isso, “a organização da campanha deverá ser revista”.

Resposta

Procurado e informado sobre o teor da reportagem, o Ministério da Saúde negou que haja atrasos na distribuição das vacinas.

Em nota, a pasta disse que não há definição de mês específico para a realização da campanha nos Estados e que as datas são definidas “de acordo com a realidade de cada região” do país.

Nos últimos quatro anos, no entanto, ainda de acordo com a pasta federal, “a vacinação tem se concentrado entre agosto e outubro”.

Segundo o ministério, “o mês de início da vacinação não interfere nas estratégias de controle da doença”.

A imunização, contudo, “deve ser anual e permanente”, afirmou o ministério. Hoje, as regiões com maior fragilidade a surtos são Nordeste e áreas de fronteira.

Informações: Folha de São Paulo

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade