TEMPORAIS SEGUEM NO INTERIOR DA BAHIA

Nuvens bastante carregadas se formaram no norte da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, e provocaram verdadeiras tempestades. Em Jacobina choveu 42,8 mm em 1 hora, entre 17 horas e 18 horas (local). Em Macajuba, cidade ao sul de Jacobina, choveu 42,0 mm entre 18 horas e 19 horas. As medições foram feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Tecnicamente considera-se chuva forte um volume de 20 mm acumulado em 1 hora. Na imagem abaixo, as manchas vermelhas representam nuvens carregadas, com maior potencia para temporais.

Durante esta sexta-feira, 5 de janeiro, pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais do interior da Bahia. Mas o leste do estado, incluindo o Recôncavo e litoral tem um dia com sol forte e poucas nuvens. A circulação de ventos sobre o Nordeste afasta as nuvens carregadas do leste da Região.

Durante fim de semana, uma massa de ar seco ganha força sobre o Nordeste e as condições para chuva diminuem.

VCAN

A presença de uma Vórtice Ciclônico em Altos níveis (VCAN) no leste do Nordeste, que é uma região de circulação ciclônica (sentido horário) de ventos observado em uma altitude atmosférica de 10 mil metros, favoreceu a formação de várias áreas de instabilidade no interior do Nordeste. Áreas próximas ao centro do vórtice, como litoral leste do Nordeste, ficam sem chuva. As nuvens carregadas crescem na borda do vórtice.

Na animação de imagens de satélite é possível perceber a presença do VCAN pelo giro horário das nuvens no leste do Nordeste. O movimento é mais nítido entre o nordeste da Bahia e as nuvens que estão sobre o Ceará e sobre o Rio Grande do Norte.

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade