TEMPERATURA PODERÁ CHEGAR A 45 GRAUS EM 2016?

Os dois últimos verões foram marcados por fortes bloqueios atmosféricos que reduziram a chuva no Brasil, o que resultou em aumento do calor e temperaturas extremas.

O bloqueio do verão de 2014 persistiu por quase um mês e meio atuou durante praticamente todo o mês de janeiro diminuindo muito a nebulosidade e a chuva em particular na Região Sudeste. No auge do verão, sem as nuvens e a chuva para regularem a temperatura, os termômetros explodiram. Fez tanto calor no Rio de Janeiro em fevereiro de 2014, que os cariocas passaram a chamar o mês de “feRvereiro”.

O bloqueio do verão de 2015 foi menos intenso e por um período menor, mas também atuou especialmente sobre o mês de janeiro.

Onda de calor de outubro de 2015

A falta de nuvens e de chuva em outubro de 2015 gerou temperaturas extremas em todas as regiões do país. Ocorreram recordes históricos de calor. Mas com o aumento da nebulosidade e a volta da chuva no fim do mês, a temperatura voltou ao lugar. Em Novembro já não observamos o calor extremo, lembrando que temperaturas em torno dos 40°C no Nordeste nesta época são comuns.

O verão de 2015/2016 será com El Niño.

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade