SEGUNDO COLUNISTA, AUMENTARAM AS POSSIBILIDADES DA CHAPA (PSB/PSDB/DEM)! CONFIRA

TERCEIRA VIA É FATO

Diógenes Brayner

A chapa majoritária da terceira via ao Governo do Estado e Senado está formada. Pode até não ir adiante, mas as conversas avançaram muito neste final de semana e passou a ser uma possibilidade real. Será essa: senador Valadares (PSB) a governador, o PSDB indicará o vice, que pode ser Albano Franco ou Augusto Franco Neto, com o DEM indicando a senadora Maria do Carmo à reeleição.

Há mais de 30 dias que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) resolveu ficar calado e sequer postou alguma coisa nas redes sociais. Estava trabalhando e analisando possibilidade de lançar sua candidatura a governador. Primeiro consultou as bases, das quais obteve apoio, daí partiu para conversas com lideranças de partidos que poderiam formar com ele a tal terceira via.

Esteve com Jackson Barreto na quarta-feira passada em Brasília. A conversa de meia hora apenas, segundo o governador JB. No dia, os dois tinham compromissos inadiáveis, mas já têm novos encontros marcados para essa ou a próxima semana. Teve conversa também com o vice-prefeito José Carlos Machado, que o incentiva a disputar o Governo, e com Nilson Lima (PPS) também favorável à formação de uma terceira via.

Faltava um contato importante. Exatamente com o prefeito de Aracaju João Alves Filho (DEM) e ele ocorreu na sexta-feira à noite e durou algumas horas. Acompanharam a visita o vice-prefeito Machado e o deputado federal Valadares Filho (PSB). Ontem à noite a conversa vazou e a notícia é que todos saíram com a sensação de que há grande possibilidade da terceira via ser construída. Falaram até nos partidos que a formariam: PSB – DEM – PSDB – PPS – PV e PRT, que, juntos, conseguem até seis minutos de horário na televisão, fora outras sigla que podem migrar.

Consultado, o senador Antônio Carlos Valadares confirmou apenas o encontro de sexta-feira, mas preferiu não adiantar nada da conversa para “evitar especulações”. Uma fonte do PSB, que teve acesso ao que fora conversado, relatou que o prefeito João Alves Filho tem como prioridade a reeleição de Maria do Carmo Alves (DEM) e que precisa de maior segurança quanto o resultado final.

João Alves Filho vai analisar bem a formação dessa terceira via e terá outras conversa com o senador dentro de mais alguns dias. Fica claro, também, que se o DEM não topar a aliança, dificulta a formação da nova chapa. Um fato que chama atenção é que o prefeito de Aracaju já diz abertamente que não pode fazer uma aliança com o PMDB. Não por Jackson, mas pela presença do PT.

Há um detalhe que passa a ser interessante na formação da terceira via: o presidenciável Eduardo Campos (PSB) foi informado de toda a conversa e viu com uma certa euforia a montagem de uma nova chapa para o Governo de Sergipe: “essa será a grande novidade, nesse momento, na política sergipana”, comemorou.

Também na sexta-feira, o senador aceitou um convite do empresário Walter Franco, e do filho Augusto Franco Neto, para almoço em um dos restaurantes próximo ao Iate Clube. A conversa girou em torno da candidatura de pai ou do filho a deputado federal. Foi tratada também da formação de uma chapa liderada por Valadares ao Governo. Os dois aprovaram e no momento foi citado o nome de Augusto Neto para vice, indicado pelo PSDB.

O caminho está aberto e o pessoal faz o alicerce para construir uma nova opção para o pleito de outubro. Seja qual for a decisão tomada, as conversas vão continuar cada vez mais profundas, a fim de levar adiante a terceira via. Tudo isso, entretanto, segundo informou o membro do PSB, será feito com os pés no chão, medindo todas as consequências, para que não seja dado um passo em falso.

Uma coisa está decidida: se não apoiar a candidatura de Valadares, o prefeito João Alves Filho fica com Eduardo Amorim (PSC).

 

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade