SECRETÁRIO MENDONÇA PRADO EMPOSSA COMITÊ SERGIPANO DO DESARMAMENTO

Na manhã desta terça-feira, 22, aconteceu a posse da coordenadora geral do Comitê Sergipano de Desarmamento, delegada Meire Mansuet, no gabinete da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe.

O projeto Desarme-se é realizado desde 2011 pelo Ministério da Justiça, em cooperação com o governo do estado de Sergipe, e, além de sensibilizar a sociedade para a  entrega voluntária de armas de fogo para destruição, divulga também a cultura de paz.

De acordo com o Secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado, o projeto é de grande relevância para Sergipe. “Para a segurança pública, as ações desenvolvidas pelo comitê do desarmamento tem grande relevância,  pois o trabalho preventivo proporciona a redução de armas ilegais e isso, por sua vez, colabora na redução das taxas de violência, pois a probabilidade de cometimento de crimes com menos armas circulando também é reduzida. Neste sentido, esse trabalho integrado entre as ações da polícia civil, da polícia militar e do comitê visa, logicamente, trazer mais segurança para a sociedade,” destacou Mendonça.

Em uma eleição ocorrida no último dia 9, a chapa única, intitulada Renovação, foi composta pela delegada Meire Mansuet, no cargo de coordenadora; a servidora da SSP – Jô Pache, no cargo de subcoordenadora; e o servidor da Coordenadoria Geral de Perícias, Nailson Correia, na função de 1º Secretário.

A reeleita para a função de coordenadora do comitê, Meire Mansuet, no biênio 2016/2017, também destacou a importância do apoio da secretaria para o desenvolvimento do projeto. “ É  muito importante ter o apoio irrestrito da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe, em nome do secretário, Mendonça Prado,  pessoa a qual  o comitê de desarmamento receberá a colaboração para  desenvolver os trabalhos de 2016, nos dando respaldo. Só temos  que agradecer pelo apoio,” afirmou a coordenadora Meire.

Projeto Desarme-se

Criado pelo decreto 28065/2011, o comitê é formado por diversas entidades públicas e pela sociedade civil. Entre elas, a Assembleia Legislativa, a Câmara de Vereadores, Bombeiros, Defensoria Pública, Guarda Municipal, Ministério Público (Estadual e Federal), Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor, Secretaria de Estado da Segurança e Secretaria de Inclusão, Universidades e Tribunal de Justiça.

Em maio de 2011, foi criado o Comitê Estadual do Desarmamento que recebeu voluntariamente, no seu primeiro ano, 295 armas. Em 2012, Sergipe se destacou com o 2º lugar em recebimento voluntário porporcionalmente por número de habitantes. Já em 2013, recebeu o quinto lugar do ranking. Enquanto em 2014, subiu novamente para a 2º colocação. Em 2015, entretanto, Sergipe está em 5º lugar.

Desde seu lançamento, em 2011, junto com a Campanha do Desarmamento, a Caravana já recolheu mais de 700 armas no Estado. O objetivo do programa é diminuir a violência, sobretudo, dos homicídios dolosos causados por armas de fogo.

Os cidadãos que estejam com armas de fogo em casa e desejam devolver, podem realizar o procedimento em qualquer delegacia de Polícia Civil do Estado. No ato da entrega o cidadão recebe um recibo para sacar a indenização correspondente ao armamento entregue, que varia de R$ 150 a R$ 400, dependendo do calibre. Em três dias úteis é possível sacar o valor recebido.

Fonte: SSP/SE

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade