SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SERGIPE E POLÍCIA FEDERAL FORMALIZAM PARCERIA!

O trabalho de parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Polícia Federal (PF) foi coroado na manhã desta terça-feira, 27, com a assinatura de um termo de cooperação técnica que aconteceu durante solenidade realizada na sede da Superintendência Regional da PF em Sergipe.

O conteúdo do documento formaliza a promoção articulada de ações conjuntas entre a PF e a SSP com vista ao desenvolvimento de projetos de interesse comum referentes as áreas de tecnologia, logística, inteligência, planejamento operacional, compartilhamento de tecnologias, equipamentos e materiais, bem como planejamento e desenvolvimento institucional.

Durante o encontro, o superintendente regional da Polícia Federal em Sergipe, José Grivaldo de Andrade, fez questão de salientar que a solenidade era uma mera formalidade, pois as ações destacadas já acontecem há um bom tempo. “Esse encontro é para formalizarmos ações que já executamos na prática e no nosso cotidiano. Temos um bom relacionamento com a SSP e isso vem rendendo bons frutos”, destacou Grivaldo.

O secretário adjunto da segurança pública, João Batista Santos Júnior, que na oportunidade representou o secretário João Eloy de Menezes, destacou que a parceria com a PF é de extrema importância, principalmente na área das perícias. “Temos uma relação ampla e de muito tempo com a PF. Essa parceria nos contempla em um setor que temos uma grande deficiência, que é a questão das perícias. A PF tem a espertize, excelentes profissionas e bons laboratórios”, lembrou Batista.

oão Batista informou, ainda, que o Governo do Estado está buscando investimentos na área das perícias e que em breve o Estado vai dispor de um Instituro Forense com padrões de excelência. “Conseguimos verba para a construção de um moderno prédio que está na fase de acabamento e irá abrigar o nosso Instituto de Análise e Perícia Forense e o Governo Federal irá investir mais de R$ 600 mil na aquisição dos equipamentos”, informou.

Além de João Batista, participaram da assinatura do convêncio a superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitoza, o coordenador geral de perícias da SSP, Adelino Lisboa, a diretora do Instituto de Análise e Perícia Forense (IAPF), Maria Auxiliadora, o diretor do Instituto de Criminalística, Moisés de Oliveira e a diretora da Assessoria de Planejamento da SSP, Alessandra Fabiana.

IAPF

O Instituto de Análise e Perícia Forense (IAPF) compreenderá oito laboratórios de perícia forense: Toxicologia forense, Genética forense (DNA), Química Legal, Entomologia Forense, Informática Forense, Fonética Forense, Biologia Forense e Antropologia Forense. O novo prédio é formado por dois pavimentos com um total de 900 metros quadrados.

A edificação, que está sendo erguida em um terreno localizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, é fruto de um acordo de cooperação técnica envolvendo a SSP, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec) e UFS.

Com a implantação do IAPF será possível a realização em Sergipe de exames nos campos comuns à Criminalística e à Medicina Legal, fornecendo a prova material e científica através de laudos periciais e produção de conhecimento técnico e científico na área forense.

Informações: Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe

Fotos: Allan de Carvalho

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade