POLÍCIA MILITAR APREENDE 165 AVES SILVESTRES EM FEIRA LIVRE DE LAGARTO

A Polícia Militar de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apreendeu cerca de 165 pássaros durante operação na feira livre do município de Lagarto, a 75 quilômetros de Aracaju, na manhã desta segunda-feira, 10. Esta foi a maior apreensão em 2014 até o momento.

A apreensão se deu durante fiscalização de rotina que é desenvolvida pelo Pelotão Ambiental, com o intuito de coibir o tráfico de animais silvestres e também o comércio, principalmente, de pássaros silvestres. Por seu pequeno porte e facilidade no transporte, estes são os preferidos dos traficantes de animais em Sergipe.

“Não era comum a venda de animais silvestres na feira de Lagarto, sendo as maiores incidências nos municípios de Itabaiana, Nossa Senhora das Dores e Estância. Com essa última apreensão, percebe-se uma espécie de ‘migração’ deste tipo de crime, já que os infratores estão migrando para outras cidades com o intuito de burlar a fiscalização da Polícia Militar”, salientou o sargento Cristo, comandante da operação.

Outra tática usada pelos traficantes de animais para dificultar a atuação da PM, segundo informações do PPAmb, é escondê-los embaixo das bancas, misturados a outras mercadorias, ou comercializá-los em pontos distintos da feira.

No local, foram aprendidas aves cada vez mais raras, como filhotes de papagaios, periquitos e aves bastante comuns no Estado como papa-capins, cabeços, canários da terra, azulões e até pássaros bem valorizados, a exemplo do curió. Dentre os bichos, muitos encontravam-se debilitados, já que estavam escondidos em pequenos cumbúculos e gaiolas. “Como muitos animais são trazidos do interior da Bahia e do sertão de Sergipe, sofrem o estresse do transporte durante a viagem e acabam lesionados”, completou o sargento.

Após identificar e catalogar as aves, a guarnição composta pelo sargento Cristo, cabo Paulo, soldados Rejane e Ribeiro efetuou a soltura das que ainda não estavam ambientadas em gaiolas, no habitat natural em área apropriada. Já os animais que não puderam ser soltos, foram entregues aos cuidados do Ibama.

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade