NOVA PLATAFORMA DE COBRANÇA VAI ZERAR FRAUDES COM BOLETOS BANCÁRIOS
Nova Plataforma de Cobrança vai zerar fraudes com boletos bancários

Apenas no ano passado, fraudes por meios de boletos representaram um prejuízo de quase R$ 400 milhões segundo dados da Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN. Para reforçar a segurança das transações e zerar o número de fraudes com boletos, a federação está implantando, a partir do mês de julho, a Nova Plataforma de Cobrança.

As mudanças foram apresentadas às instituições emissoras de boletos de vários segmentos na tarde desta quarta-feira (19), no Hotel Mercure, em Salvador. Uma dessas novidades é a possibilidade do consumidor de realizar o pagamento de uma guia vencida em qualquer banco e não apenas na instituição que emitiu o documento. Segundo o diretor-adjunto de Negócios e Operações da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria, a Nova Plataforma é uma melhoria do sistema de emissão de boletos que existe desde os anos de 1990. “Com a Nova Plataforma, os bancos centralizam em um banco de dados as informações de cada boleto.

No momento que eu for pagar uma cobrança emitida contra mim, ao ler o código de barras o sistema do banco vai acessar essa base de dados, confirmando as informações de pagamento como nome e CNPJ do emissor, data de vencimento do boleto, além de nome do pagador com CPF ou CNPJ dele”, explica. O diretor reforça que a medida irá agregar segurança ao processo, uma vez que a informação registrada pela empresa que emitiu o boleto é a informação que será checada para efetivar o pagamento. “Se por algum motivo o boleto tiver sofrido adulteração, ele não constará nessa base de dados, ou seja, não será possível realizar o seu pagamento”.

Uma das novidades que a implantação da Nova Plataforma traz é a possibilidade de pagar o boleto vencido em qualquer banco e canal de recebimento. “Como as informações estarão centralizadas na plataforma, por meio do código de barras, o sistema de qualquer um dos bancos irá acessar a essa base de dados. Se a cobrança já estiver vencida, ao buscar as informações já será disponibilizado o cálculo do valor dos juros e correção monetária”, pontua Faria, que diz ainda que visualmente o boleto não sofrerá nenhuma alteração.

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade