NORDESTE: RISCO DE TEMPORAIS AINDA NA REGIÃO

Foto: Pedro Victor – Fortaleza – CE

O vento quente que vem do mar e a influência da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical ainda favorece a formação de grandes núcleos de nuvens carregadas em boa parte do Nordeste, principalmente na costa norte do litoral nordestino.

Neste domingo, de São Luís (MA), até João Pessoa (PB), o tempo continua instável com alerta de  chuva moderada a forte intensidade. Há potencial para temporais isolados. A circulação dos ventos em superfície ajudam a espalhar muita nebulosidade e chuva no litoral sul da Bahia e também na capital Salvador. Pode chover forte a qualquer hora do dia. 

O ar fica mais seco no interior da Bahia e nas áreas de agreste e sertão de Pernambuco e a temperatura sobe rápido. Nestas áreas, o tempo fica firme e não há expectativa de chuva. Nas demais áreas do Nordeste, o ar continua muito quente. O forte aquecimento associado a alta umidade favorece o crescimento de algumas nuvens que provocam pancadas de chuva isoladas a partir da tarde e a noite com raios. 

Algumas capitais do Nordeste já acumularam em 12 dias mais de 40% da média de chuva normal para todo o mês de abril.  Confira quanto choveu de 1 a 12 de abril, até 9 horas (Brasília), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

Mais chuva na costa norte do Nordeste 

Até segunda-feira, a costa norte entre Maranhão e Piauí e a cidade de Salvador devem continuar com tempo instável e chuva a qualquer hora do dia. Em Fortaleza, as pancadas isoladas de chuva já devem acontecer pela manhã.

Em Natal, João Pessoa e Recife, o sol aparece e a partir da tarde as pancadas de chuva deve vir acompanhada de raios. Em Maceió e Aracaju, o sol brilha forte e a chuva acontece de forma rápida. No centro-norte da Bahia, o ar está mais seco, o sol aparece forte e não chove. Nas demais áreas, o calor e a alta umidade favorecem o crescimento de nuvens e as pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade