NO SBT, MERENDA EM SOCORRO E EX-PREFEITO DENUNCIA AÇÃO DA QUADRILHA NAS ELEIÇÕES

O programa Conexão Repórter, da SBT, editado e apresentado por Roberto Cabrini, no início da madrugada desta segunda-feira (08) mostrou o resultado do programa anterior, com a renúncia da prefeita de São Cristóvão, Rivanda Faria Batalha (sem partido), a posse do novo prefeito Jorge dos Santos (Jorjão), sob vaias e ovos, e a regularização dos alimentos servidos nas escolas.

Sobre o Município de São Cristóvão, o programa reprisou a edição anterior, inclusive todos os acertos da quadrilha montada por empresários para fraudar as licitações para a Merenda Escolar em alguns municípios.

Na edição da madrugada desta segunda-feira (08) o programa focou mais no município de Nossa Senhora do Socorro, iniciando pela negociação que a quadrilha fez 60 minutos antes da última licitação, em que todos os empresários participariam, mas daria maiores preços que as três empresas marcadas para ganhar a concorrência.

Em Socorro – Segundo Roberto Cabrini, no município de Nossa Senhora do Socorro, o prefeito Fábio Henrique (PDT) se recusou a recebê-lo e fora atendido pelo secretário da Educação, professor Carlos Cunha, e pelo secretário de Comunicação, Henrique Matos.

Cabrini disse que ouviu de merendeiras e alunos que na escola municipal em Socorro serviam as mesmas rosquinhas vistas em São Cristóvão, mas no dia em que esteve lá para conferir a refeição era uma sopa com chuchu, repolho e outros ingredientes que cumpriam as exigências do Ministério da Educação.

O secretário da Educação Carlos Cunha explicou que no município de Socorro sempre foi servida refeição de qualidade escolar. Cabrini, com um dos pratos na mão, perguntou aos alunos: “essa é a merenda que vocês fazem todos os dias?” Em coro os estudantes responderam: “não! Só hoje”.

Um dos estudantes, bem de frente para a câmara, denunciou que “trancaram os alunos para nós não falarmos a verdade”.

Fábio – Consultado pelo Faxaju Oline, o prefeito Fábio Henrique disse que “as informações são as mesmas, graças a Deus, continua sem haver citação de qualquer servidor da Prefeitura envolvido em corrupção”.

Fábio Henrique disse que foi o primeiro a pedir investigação sobre fraude na Merenda Escolar em seu município e “ficou claro que houve um conluio de empresários sem participação da Prefeitura”.

– Quanto a escola o que temos e vamos apurar é que as escolas são abastecidas de merenda e os alunos afirmaram que só servia rosquinha, inclusive no dia que Cabrini foi a merenda era sopa, disse.

Neópolis – Roberto Cabrini também informou em seu programa que quando sua equipe estava se deslocando para a cidade de Neópolis, às margens do Rio São Francisco, o prefeito da cidade, Amintas Garcez (PDT) decidiu anular a concorrência em razão da atuação da quadrilha que frauda concorrências nos municípios.

De fato, na sexta-feira (05) Amintas dotou providência imediata, diante das denúncias de Cabrini e decretou a suspensão por prazo indeterminado de todos os contratos administrativos firmados no mais recente processo licitatório. Também sustou o pagamento das empresas vencedoras.

O programa também entrevistou o procurador federal Heitor Alves que relator não haver prisões dos empresários envolvidos no grupo que manuseia resultados de concorrências. O procurador adiantou, entretanto, que a Polícia Federal já abriu inquérito.

Campanha – Cabrini viajou até o município de Umbaúba e entrevistou o ex-prefeito de Umbaúba Anderson Farias (PT), que lhe fez uma denuncia grave: os empresário que formam a quadrilha da Merenda Escolar em Sergipe financiam campanhas eleitorais de candidatos que facilitam o trabalho no manuseio das licitações.

Anderson confirmou que foi vítima da “máfia da merenda” e os problemas começaram nas eleições municipais de 2012: “fui assediado para não criar dificuldades para eles [os empresários]”. Anderson não citou nomes de algum candidato que recebeu recursos para a campanha eleitoral.

A Federação dos Municípios de Sergipe (Fames) marcou reunia de emergência para esta segunda-feira (08), por volta das 08 horas. Vai discutir sobre as denuncias que estão sendo feitas pelo repórter Roberto Cabrini, através do seu programa “Conexão Repórter”, que foi apresentado pelo SBT.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade