NASCIMENTO DE JESUS, SEGUNDO EVANGELHO DE SÃO MATEUS

Concepção e nascimento – O nascimento de Jesus foi assim: Maria, sua Mãe, estava prometida em casamento a José. Ora, antes de levarem vida em comum, ela ficou grávida por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo, e não queria acusá-la, resolveu separar-se ocultamente dela.

Ele já havia tomado essa resolução, quando um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de tomar contigo Maria, tua esposa, porque o que foi gerado nela vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo e seus pecados”. Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor tinha dito pelo profeta:

Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, ao qual será dado o nome de Emanuel, que quer dizer: “Deus conosco”.

Acordado do sono, José fez como lhe tinha ordenado o anjo do Senhor: tomou consigo sua esposa. Mas ele não teve relações com ela até quando deu à luz um filho a quem deu o nome de Jesus.

A visita dos magos – Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Pois vimos a sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem”. Quando ouviu isto, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a Jerusalém. Tendo reunido todos os sacerdotes-chefes e mestres da lei, perguntava a eles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém de Judá, responderam eles, “pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menos importante dentre as sedes distritais de Judá, porque é de ti que sairá o chefe que guiará Israel, meu povo”.

Então, Herodes, chamou os magos para uma reunião secreta, e investigou o tempo exato do aparecimento da estrela. Mandou-os então, a Belém, recomendando: “Ide, informai-vos cuidadosamente acerca do menino, e comunicai-me tão logo o encontrardes, para que eu também vá prestar-lhe homenagem”. Depois que o rei assim lhes ordenou, partiram. E sucedeu que a estrela – que tinham visto no Oriente – os precedia, até que foi parar sobre o lugar onde se achava o menino. Quando viram estrela, sentiram uma grandíssima alegria. Entretanto na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e prostrados lhe prestaram homenagem. A seguir, abrindo os seus cofres, ofereceram-lhe de presente ouro, incenso e mirra. Avisados por Deus em sonho, para que não voltassem para junto de Herodes, regressaram a seu país por outro caminho.

Mateus – Capítulos 1 e 2

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade