MAIS QUE FUTSAL É VIDA A REDE SOCIAL QUE HUMANIZA EM SIMÃO DIAS

A falta de apoio e a cegueira dos órgãos públicos nem desanima e muito menos impede que um trabalho primoroso aconteça a 11 anos na cidade de Simão Dias beneficiando crianças de todas as classes e objetivando impedir que as mesmas ingressem no universo sombrio das drogas.

Mais que futsal é vida a rede social que humaniza é um projeto que engloba atitudes de orientação espiritual, práticas educacionais, ensinamentos visando a formação de bom caráter e espaço para recreação. E o sucesso é tão grandioso que o número de crianças que procuram pelo referido projeto vem cada vez mais aumentando. Em média 150 crianças participam semanalmente das atividades que ocorrem na Escola Estadual Carvalho Déda, situada na Praça Lucila Macedo Déda. O Mais que futsal tem como instrutores Wilhiam, Deraldo Júnior, Anselmo e Adenilton, jovens cristãos que usam do seu tempo em dedicação gratuita para estimular conhecimento, fé, lazer e dignidade a garotos e garotas geralmente acima de 10 anos.

Os trabalhos se iniciam a partir das 15 horas do sábado com momento de oração e logo após as crianças assistem documentário com testemunhos as vezes presencial de pessoas que venceram a luta contra os entorpecentes. Uma novidade que surgiu no projeto foi a inserção do lanche que varia de acordo com as condições: Tangerina, biscoito, suco natural, banana, melancia, maçã e cachorro quente fazem parte do cardápio.  O entretenimento acontece tanto na quadra como na sala de brinquedos. Na área esportiva os participantes jogam futsal, queimado e basquete, na “brincoteca” os meninos se divertem com  tênis de mesa, Pebolim, xadrez dentre outros itens.

Com o apoio de algumas empresas do comércio de Simão Dias o projeto conseguiu fazer a aquisição de 50 uniformes e material esportivo. As quartas, a partir das 18:30, a garotada acima de 12 anos comparece para assistir palestras educativas a respeito do alcoolismo, drogas, forma de socialismo dentre tantos outros temas de bastante relevância na formação de grandes cidadãos do futuro. Segundo o instrutor Wilhiam um fato que chama positivamente a atenção é que o bom aprendizado das crianças reflete fortemente no seio familiar. O Mais que futsal incorpora crianças da rede pública e privada da educação, classe média, mas principalmente garotos das áreas mais pobres do município. Garotos que por possuírem pais de pouquíssimas condições financeiras aproveitam e fazem do lanche a sua janta. Outro dedicado instrutor, Deraldo Júnior  destacou que sua colaboração e esforço para ajudar as crianças na aprendizagem de fatores que favorecerão a constituir em pessoas preparadas para enfrentar as armadilhas desse atribulado mundo é algo imensamente recompensador.

As novidades não param e agora os participantes do Mais que Futsal é vida também têm direito gratuitamente a reforço da disciplina matemática e orientações sobre consciência e comportamento perante a sociedade. Em meio à aprendizagem os meninos desenvolvem em contrapartida vários outros sentimentos como o da solidariedade. Em determinado momento, o projeto não apresentava condição de comprar alguma espécie de lanche e os próprios meninos colaboraram espontaneamente com valores e a pequena quantia arrecadada foi suficiente para comprar bananas e todos se serviram alegremente. Em outra ocasião, um dos participantes estava triste porque precisava fazer exame médico e não reunia condições pra isso, e novamente, o espírito de irmandade surgiu fortemente entre os garotos de bom coração e cada um foi contribuindo com moedas, cédulas de dois reais e felizmente no final das contas o dinheiro foi suficiente para concretizar o anseio do colega. Momentos marcantes e incentivadores como estes é que são os verdadeiros salários desses jovens que se doam há mais de uma década em prol de uma comunidade mais justa e igualitária.

O Mais que futsal ainda tem muitos sonhos e objetivos como possuir uma sede própria onde poderá ter atividades o dia inteiro. Passar a ter biblioteca por isso já busca por livros; aulas de músicas como teclado e violão; ter mais finalidade social como a entrega de cesta de alimentos; mais auxílio; espaço na mídia radiofônica e o reconhecimento oficial do projeto. É perceptível a evolução dos resultados mesmo sem a visão e principalmente a ajuda das autoridades. Ainda assim, passeios pela zona rural e retiros ocorrem de acordo com a permissão dos respectivos pais.

Neste mês de outubro, três garotas participantes desse conceituável programa conseguiram participar em Salvador (BA) de um Congresso que lida com ação humanitária para crianças. Os instrutores do Mais que futsal fizeram as inscrições e tiveram seus perfis aprovados e com ajuda de colaboradores tiveram êxito.

No momento apenas as empresas e instituições que colaboram e acreditam neste projeto que já dura 11 anos são: Nena Nenê, Ótica Maranata, Posto Shell, JC Confecções e 1ª Igreja Batista. Outro estabelecimento comercial também ajuda, porém solicitou não mencionar o nome publicamente. Até hoje, nenhum órgão público apresentou interesse nem em visitar o projeto imagine apoiar. A cada dia os instrutores vem se aperfeiçoando com o recebimento de certificados de cursos que capacitam cada vez mais para a atuação na área de blindar as nossas crianças de adentrarem ao mundo das drogas e na instrução de conceitos que formam cidadãos preparados para colaborar no sentido de melhorar o mundo a qual vivenciam. Cursos relativos a importantes universidades como a de Santa Catarina e do Ministério da Justiça. Mais que futsal é vida. É a rede social que literalmtne humaniza.

Informações: Portal Edelson Freitas

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade