LAGARTO ESTÁ ENTRE AS SETE CIDADES MAIS VIOLENTAS DE SERGIPE

Lagarto não é uma metrópole. Mas , quem  diria, ocupa uma posição de destaque no Mapa da Violência de 2013, produzido pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano. Localizada na região Centro-Sul do Estado, o município está na sétima posição no ranking das cidades mais violentas de Sergipe. Para combater à criminalidade e, quem sabe, tirar a cidade dessa posição de destaque, o 7º Batalhão da Polícia Militar promete montar um esquema pesado de combate à criminalidade.

Com 192 policiais, abrangendo a sede e povoados de Lagarto (sede do 7º BPM), Riachão do Dantas, Simão Dias, Poço Verde e Tobias Barreto, a ideia da polícia é expandir o policiamento ostensivo naquele município. De acordo com o comandante-geral do 7º Batalhão de Polícia Militar, major Kleberson Pinheiro, que assumiu o cargo há cerca de 15  dias, a cidade foi dividida em cinco quadrantes, onde foram distribuídos duas modalidades de policiamento.

“Cada um desses quadrantes tem bancos, escolas, lotéricas. Neles, são feitas as modalidades de policiamento conveniente para cada instituição, sendo a pé, ou motorizado. Além disso, dentro de algumas semanas o Batalhão vai receber um Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC Móvel). Um micro-ônibus dotado de equipamentos, armamento, coletes, munição e armas não letais para dar suporte nas cinco regiões da cidade, como também para dar apoio à equipe de policiais que estarão a pé, na região”, explica Pinheiro, acrescentando que, essa é uma modalidade de policiamento que tem como premissa básica a proximidade com a população.

Ainda segundo major Pinheiro, o policiamento funciona de 9h às 21h, e depois disso é feita a ronda com as viaturas e motos do Batalhão. “A violência aqui está sob controle. Estamos tendo total apoio do comandante geral da Polícia Militar, o coronel Maurício Iunes e o subcomandante coronel Jackson”.

Falta de Denúncias

Segundo o subcomandante do Batalhão, major Wildes Cruz, uma das maiores no trabalho do Batalhão é a falta de denúncia da comunidade. “Os fatos ocorrem, mas a população não tem coragem de denunciar, e assim os registros não chegam ao nosso conhecimento. A população tem que registrar os Boletins de Ocorrência para que a gente possa trabalhar na estatística mais próxima possível da realidade. É aquele caso de uma pessoa que tem o celular furtado e não presta queixa, prefere comprar outro porque acha que não vai resolver. Para estimular a população a denunciar a violência, estamos trabalhando numa campanha de divulgação, distribuindo aos comerciantes lagartenses os números de contato do 7º BPM”, ressalta Cruz, acrescentando que na cidade, os maiores índices de ocorrência são de perturbação de sossego e em seguida furtos, inclusive utilizando motonetas.

Nas Escolas

Com os crescentes casos de uso e até mesmo tráfico de drogas por parte de estudantes, o 7ºBPM lançou em Lagarto o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atua como medida proativa de controle de consumo de drogas e prática de violência. Envolve professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de ensinar mecanismos de segurança na prevenção às drogas e à violência aos jovens e adultos, por meio dos currículos específicos tanto do 5º como do 7º ano do Ensino Fundamental.

“Lagarto Mais Seguro”

Na última segunda-feira, 30, policiais militares do 7º Batalhão realizaram a “Operação Lagarto Mais Seguro”, que teve como objetivo a apreensão de armas e veículos roubados e drogas. Os militares montaram três pontos de blitz na cidade e apreenderam duas motocicletas e uma pequena quantidade de maconha. Segundo a PM, a cada 15 dias duas blitz dessa será realizada na região.

A primeira, uma CG Titan, de cor vermelha e placa DVF – 8050 estava com o local de origem adulterado. A outra moto, uma Honda Fan, de placa IAG – 0658 e cor preta, possuía restrição de roubo e foi apreendida em posse de Adailton Fabrício de Jesus Santos, que alegou ter tomado o veículo emprestado de um morador do Povoado Brasília, no referido município. Os casos foram encaminhados à Delegacia de Lagarto.

Fonte: Jornal da Cidade/Caderno Municípios

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade