ITR: ENTREGA DA DECLARAÇÃO COMEÇA NO DIA 16 DE AGOSTO

Pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou que têm qualquer título de imóvel rural estão obrigadas a apresentar a Declaração do Imposto Territorial Rural, a menos que sejam isentas ou imunes.

O contribuinte deve elaborar a declaração no computador, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível na página Receita.economia.gov.br.

O prazo para a entrega do documento começa em 16 de agosto e termina em 30 de setembro de 2021. Caso o cidadão não entregue a declaração nesse período, pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido.

Se, após a apresentar a declaração, o contribuinte perceber erros ou falta de informações, poderá enviar uma retificadora, que substitui totalmente a original.

O valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50. O imposto de valor inferior a R$ 100 deve ser pago em quota única.

A quota única ou a primeira quota deve ser paga até o dia 30 de setembro de 2021, último dia do prazo para a apresentação da DITR.

Em 2020, foram entregues 5.796 mil de declarações de ITR. Para esse ano, a expectativa é de que 5.900 mil documentos sejam recebidos pela Receita Federal.

Com informações da Rádio Nacional de Brasília/DF

Tags:, , , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade