ITABAIANA, CARIRA E SIMÃO DIAS AINDA APRESENTAM ALTO RISCO DO AEDES

O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo de Endemias, informou esta semana que, diferente do que foi registrado no mês de junho, que apresentou sete municípios em alto risco, houve diminuição, com registro de, apenas, três localidades. São eles: Itabaiana, Simão Dias e Carira. Dentre os 53 municípios sergipanos que realizaram o LIRAa, estes mesmos estiveram na classificação de alto risco no levantamento do mês junino.

O levantamento também mostrou que 33 municípios apresentam resultados variados entre 1% a 3,9%, o que os leva a uma classificação de risco médio. “O índice serve de norte para que o trabalho seja intensificado nos municípios, além de ser uma ferramenta de avaliação utilizada para realizar a programação da Brigada Itinerante, que é o reforço do Estado na luta contra o mosquito”, esclarece a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.

Diferente do resultado do último LIRAa apresentado em julho pela SES, houve aumento de municípios fora da zona de alto risco. De 13 subiu para 16 os que apresentaram resultados abaixo de 1%, cuja classificação é de baixo risco, modificando o cenário do último levantamento. “Os três municípios merecem os parabéns, mas peço que não se descuidem e se mantenham nessa classificação”, enalteceu Sidney Sá.

Ela também faz um alerta para que os moradores e gestores, tanto da capital, quanto do interior, intensifiquem os cuidados com o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. “Estamos próximo do verão, clima ideal para proliferação desse mosquito. Por isso, é necessário que todos intensifiquem os cuidados que todos já sabemos: guardar as garrafas sempreviradas para baixo, encher de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta, descartar o lixo de forma devida, manter bem tampados baldes, toneis, piscinas e caixas d’água. Não esqueçam de guardar pneusem local abrigado de chuva e água”, enfatizou Sidney Sá.

por Agência Sergipe

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade