Com o intuito de combater a evasão escolar no Ensino Médio, o Governo Federal estuda criar uma bolsa de auxílio para incentivar a permanência e conclusão dos jovens neste período.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, um projeto de lei deverá ser encaminhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mês de setembro.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) apontou que o índice de abandono tem ocorrido principalmente entre alunos “na virada do 9º ano para o 1º ano do ensino médio”.
“O valor depende muito das questões orçamentárias. É importante lembrar que quando nós assumimos o MEC houve um corte orçamentário significativo. As primeiras medidas que tomamos for recompor o orçamento do ministério, recompor as políticas do ministério”, afirmou o ministro Camilo Santana, em entrevista à TV Verdes Mares, nessa segunda-feira (28).
O ministro da Educação, Camilo Santana, também afirmou que a partir das mudanças planejadas para o novo Ensino Médio, que devem seguir para o Congresso Nacional até setembro, o Enem deverá ser focado seguindo a Base Nacional Curricular Comum.
A aplicação dos conteúdos dos itinerários formativos – referente às quatro áreas específicas escolhidas pelos estudantes – foi descartada para o Enem de 2024.
“Acabou-se criando inúmeros itinerários, não focados nas disciplinas ou na necessidade de aprendizagem. (…) Isso nós vamos corrigir”, disse Camilo Santana, à TV Verdes Mares.
O ministro destacou ainda que há um processo desigual já que muitos estados e escolas conseguiram implementar os itinerários, mas outras unidades não conseguiram ofertar nenhuma área específica.
Antes de encaminhar a proposta para discussão no Congresso, um “relatório final” ainda deverá ser analisado pelo presidente Lula. (Mirella Araújo e Equipe)
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL