EM DEZ ANOS, A TAXA DE HOMICÍDIOS EM SERGIPE AUMENTOU 130%, DIZ IPEA

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou na manhã desta segunda-feira (05), o resultado de um estudo onde mostra que Sergipe continua sendo o estado mais violento do País. O levantamento feito pelo Instituto mostra que a taxa de homicídios em Sergipe aumentou mais de 130% em 10 anos.

Para chegar ao resultado que aponta o crescimento de homicídios em Sergipe, o estudo feito pelo instituto analisou os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e utilizou informações dos registros policiais publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Em 2015 uma taxa de homicídios em Sergipe foi de 58,1 a cada 100 mil habitantes, chegando ao número assustador de 1.303 homicídios naquele ano, o que significa um aumento de 134%. De 2010 para cá, o número de mortes violentas aumentou e chegou ao ponto de atingir  77%, segundo o IPEA. De 2014 para 2015, as mortes violentas tiveram um aumento de 17%.

Os dois estados do Nordeste mais violentas são Sergipe com um aumento de 134,7% e Maranhão (130,5). Em Sergipe aparece Nossa Senhora do Socorro como sendo o 3º município mais violento do País, ficando atrás apenas de Altamira, no Pará e Lauro de Freitas, na Bahia.

Em Alagoas e Sergipe a taxa de homicídios de homens jovens atingiu, respectivamente, 233 e 230,4 mortes por 100 mil homens jovens em 2015. Estudo mostra ainda que jovens e negros são as principais vítimas de violência no país.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a partir de julho de 2016, o índice de homicídio foi estabilizado, e no primeiro trimestre de 2017 houve uma queda real.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade