CADASTRO ÚNICO: GOVERNO FEDERAL INVESTIGA FALHA EM SISTEMA DE OPERAÇÕES

Uma falha, ano passado, na plataforma que integra informações essenciais à execução dos programas sociais cujo acesso se dá pelo Cadastro Único, dentre eles o Auxílio Brasil, pode ter prejudicado milhares de brasileiros em situação de vulnerabilidade.

O defeito interferiu nos filtros que verificam os critérios de elegibilidade das mais de 40 milhões de famílias inscritas.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o MDS, há indício de que pessoas tenham recebido os recursos sem atender os critérios do programa, enquanto inscritos habilitados ficaram de fora.

O episódio está sendo investigado pela Controladoria Geral da União (CGU).

Em agosto do ano passado, após a interrupção no fornecimento de energia elétrica, os serviços processados na plataforma ficaram indisponíveis.

O funcionamento da ferramenta em condições precárias pode ter elevado os riscos de perda de informações.

Quatro meses antes do apagão, técnicos da pasta já haviam alertado que os equipamentos utilizados na operação estavam ultrapassados: alguns componentes estavam em uso há mais de dez anos, outros haviam sido, inclusive, descontinuados.

Documentos revelam que a gestão a época não adotou nenhuma providência. Há seis meses não há sequer contrato de suporte e manutenção do sistema.

O MDS atua com parceiros para recuperar os dados e garante que o sistema voltará a funcionar normalmente nos próximos dias. A pasta também prepara contrato emergencial para solucionar as questões de infraestrutura para garantir as operações do Cadastro Único. (Rádio Nacional de Brasília/DF)

Tags:, , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade