A bandeira tarifária de energia para o mês de maio será vermelha patamar 1, com custo de cerca de R$ 4 reais e 16 centavos para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
De acordo com a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, abril marcou o fim do período de transição entre as estações úmida e seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional.
O balanço hidrológico do período úmido 2020-2021 resultou no pior aporte hidráulico da história do sistema medido desde 1931.
Em maio, com o início do período seco, os principais reservatórios apresentam estoques reduzidos para essa época do ano.
Segundo a agência, essa conjuntura favorece a baixa produção de energia pelas hidrelétricas, tornando mais provável o acionamento do parque de usinas termelétricas, pressionando os custos e o preço da energia no mercado de curto de prazo.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada e alerta os consumidores para o uso racional da energia elétrica.
Por: Rádio Nacional de Brasília/DF
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL