APOSENTADO: COMO BLOQUEAR DESCONTOS NO BENEFÍCIO ATRAVÉS DO MEU INSS

Descontos de mensalidades de associações e sindicatos em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passaram a contar com regras que permitem o bloqueio pelo aposentado ou pensionista no final do ano passado.

O procedimento para barrar esse tipo de débito pode ser realizado de forma mais precisa e segura se o beneficiário aprender como o fazer por meio do Meu INSS.

O Meu INSS é uma central de serviços para segurados da Previdência disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.

Depois de cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a praticamente todas as informações sobre suas contribuições e benefícios.

Para quem já recebe uma renda paga pelo instituto, é fundamental adquirir o hábito de utilizar esse sistema para realizar a consulta ao extrato de pagamento.

É por meio desse serviço que o segurado confirmará ou descobrirá se está sofrendo débitos na sua renda devido à cobrança de mensalidades ou ao pagamento de empréstimos consignados.

Nos casos de mensalidades associativas, é possível verificar o nome da instituição que realiza os descontos e o número do contrato.

Com essas informações, o beneficiário poderá utilizar o próprio Meu INSS para realizar o bloqueio (veja os detalhes ao final do texto).

O bloqueio das mensalidades é uma das regras da Instrução Normativa 110, publicada em dezembro de 2020. Mas antes mesmo da normatização dessas cobranças, o INSS já aplicava exigências para proteger os beneficiários de descontos indevidos.

Entre as normas de segurança está a necessidade de que a associação cadastrada no INSS apresente um contrato com a autorização do beneficiário.

O aposentado ou pensionista deve ficar atento ao receber ofertas de serviços com pagamento vinculado a débitos no benefício.

A mensalidade de associação ou sindicato, uma vez autorizada e se não for bloqueada, poderá ser cobrada durante três anos antes que a entidade precise renovar o contrato.

DÉBITO NA RENDA | ENCONTRE E BLOQUEIE

Cadastre-se no Meu INSS

Identifique débitos

Bloqueio

Golpe conta com ajuda do segurado

Antes mesmo das novas regras, o INSS já exigia que as associações apresentassem contratos com a assinatura do segurado para autorizar os débitos.

O problema é que, em muitos casos, o beneficiário realmente assinava a autorização, pois acreditava estar contratando um serviço de revisão da renda, o que nem sempre era verdade.

Portanto, é preciso ficar atento. Para cobrar mensalidades direto no benefício, a associação precisará pedir ao segurado:

O aposentado ou pensionista não deve fornecer essas informações e autorizações caso não tenha certeza do que está contratando!

Fontes: INSS, Meu INSS e Instrução Normativa nº 110/2020

Por: Clayton Castelani

Tags:, , , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade