UM GOLPE QUE USA O CONTATO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, O TELESUS, COMO ISCA ESTÁ DE VOLTA NA PRAÇA. NO INÍCIO DA PANDEMIA CRIMINOSOS USARAM O SERVIÇO OFERECIDO PELO GOVERNO COM FACHADA PARA REALIZAR GOLPES PELO TELEFONE.
COM A DESCOBERTA, O GOLPE FOI ESQUECIDO, MAS AGORA FORAM REGISTRADOS NOVOS CASOS. O GOLPE FUNCIONA ASSIM: O CRIMINOSO LIGA PARA A VÍTIMA SE PASSANDO POR UM ENTREVISTADOR DO SUS, O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, QUE ESTÁ REALIZANDO UMA PESQUISA RELACIONADA COM A COVID-19. AO FINAL DA SUPOSTA ENTREVISTA O CRIMINOSO PEDE UM CÓDIGO PARA VALIDAR O CONTATO.
ESTE CÓDIGO É O PIN, UM NÚMERO DE SEIS DÍGITO QUE PERMITE O ACESSO REMOTO AO CELULAR DA VÍTIMA. COM O PIN, O GOLPISTA CONSEGUE CLONAR APLICATIVOS DE MENSAGEM E CONTACTAR PARENTES E AMIGOS COMO SE FOSSE A VÍTIMA. FIQUE ATENTO. O NÚMERO DO TELESUS É O 136.
ALÉM DISSO, ATENDENTES DO TELESUS NÃO PEDEM DADOS PESSOAIS, NEM CÓDIGO DE CONFIRMAÇÃO E MUITO MENOS DOAÇÕES. POR ÚLTIMO, NÃO CLIQUE EM LINKS SUSPEITOS ENVIADOS POR NÚMEROS SEM IDENTIFICAÇÃO.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL