Saudações a todos! É com grande prazer que mais uma vez retorno a este canal de comunicação.
RECLAMAÇÕES X UPA.
Quase todos os dias várias reclamações chegam à imprensa deste município em relação a alguns médicos da UPA. Parte da população que necessita de atendimento da referida unidade de saúde, às vezes se depara com alguns profissionais que em seus plantões dormem em berço esplêndido e não querem ser acordados. Também temos a outra parte da população que ao chegar à UPA é muito bem atendida e que não vem à imprensa para reconhecer o trabalho prestado. Porém cada caso é um caso. Nas unidades de pronto atendimento de todo o país, existe uma norma que somente casos de emergência ou urgência serão atendidos. Mas às vezes chegam alguns pacientes fora do quadro clínico emergencial e tem seu atendimento nada satisfatório pela unidade de saúde por não estarem em risco iminente. Essa norma não é imposta pela administração das UPAs. Sabemos que as clínicas de saúde da família deveriam estar com suas portas abertas e com médicos “acordados” 24 horas para que pudessem ser feitos os atendimentos básicos, o que acabaria com os problemas dos pacientes que chegam às unidades de pronto atendimento e que são mal atendidos por conta dessa normativa. Das poucas vezes que precisei da UPA fui muito bem atendido por recepcionistas, médicos, enfermeiras e diretor. Sou testemunha do trabalho do diretor da UPA de Simão Dias, o senhor Pedro Henrique, pois o mesmo também cumpre ordens, normas e regras impostas pelo Ministério da Saúde assim como os demais profissionais daquela casa. O ideal seria que a Clínica de Saúde da Família fosse aberta diuturnamente, para tanto, caberia a prefeitura através do setor de Saúde tomar essa providência. Ato que particularmente duvido. Então, é necessário que entendamos que a UPA por normas do Ministério da Saúde só pode realizar atendimento de urgência e emergência; porém pagamos altas taxas de impostos e saúde é um dever do Estado e direito do cidadão. Ninguém vai ao hospital por hobby ou a passeio, mas sim em busca de alternativas de melhorias para sua saúde; se a norma de atendimento imposta pelo Ministério da Saúde fosse quebrada, talvez melhorasse esses casos que necessitam de atendimento básico, uma vez que procedimentos de menor complexidade as UPA’s não podem realizar. É um direito nosso cobrar do Município na pessoa do senhor Prefeito, e também da Câmara de Vereadores a abertura da Clínica de Saúde da Família 24 horas para a realização de atendimento simples. Repito, eu duvido que a citada clínica abra suas portas diuturnamente em em Simão Dias, sei que ajudaria bastante a UPA, mas se na terra dos globais isto está acontecendo, imaginem em outros municípios do Estado.
O GOVERNADOR DO PRÉ-CAJU
A segurança pública desse estado anda de muletas a um bom e velho tempo. Delegacias e batalhões sem água, sem telefone, sem cadeados nas celas, sem coletes balísticos suficientes, viaturas sucateadas e com IPVA atrasados e porque não sem policiais. Entretanto, uma revolta por parte dos policias perece ter feito com que o governador deixasse sua ponte aérea Aracaju/Brasília. Os militares dizem que não irão fazer a segurança do belíssimo e badalado pré-caju por conta de alguns problemas não solucionados em benefícios da corporação; e isso parece ter mexido com a sensibilidade do secretário de segurança que falou que se necessário convocaria a Força Nacional e o Exército pra fazer a segurança do notável festejo que, diga-se de passagem, é particular.
Só lembrando ao Excelentíssimo Senhor Governador e Secretário de Segurança, que eu não observei essa preocupação com o interior do Estado. Faltam policiais no estado inteiro e em nenhum momento foi aventada a possibilidade da convocação dessas duas forças do governo federal. Mas o pré-caju despertou a sensibilidade das autoridades que não querem a todo custo que essa festa fique sem policiamento. A população passa o ano inteiro sem segurança, porém um festejo de alguns dias desperta o sono de alguns autoridades que parece ter esquecido que segurança pública é dever do Estado. Sei que os holofotes e os mais variados repórteres das renomadas emissoras de TVs estarão nessa festa, porém a preocupação de alguns, é de que pelo menos por poucos dias o brasileiro vai saber que esse estado é seguro.
INVASORES
Foi acatado pela justiça em forma de liminar o pedido de reintegração de posse do Município em desfavor de um grupo de pessoas que invadiu terrenos públicos. Os invasores terão dez dias para deixarem os logradouros. Porém, segundo informações, este grupo já está recorrendo também na justiça o direito de ficar com os referidos locais. No meu ponto de vista, toda invasão é um crime, não é admissível tomarmos posse do que não nos pertence em forma de invasão ou pressão. A parte que saiu desfavorecida na liminar recorrerá e isso é um direito que a Constituição concede. Espero que não seja necessária a vinda da Tropa de Choque a Simão Dias; cães, balas de borracha, cassetetes, bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, alguém deseja enfrentar?
ATENÇÃO JORNALISTAS, BLOGUEIROS E AFINS
É extremamente necessário e ético tomarmos um cuidado no que estamos postando e escrevendo. Usar o veículo de comunicação como cabo eleitoral de “A ou de B” é algo que foge do jornalismo imparcial e democrático. E em relação às enquetes é algo facilmente de ser manipulado e os seus resultados refletem a conduta de quem postou.
“Jesus tem um propósito pra sua vida, apenas o aceite, pois Deus quer te tornar uma grande pessoa”
– Siga a coluna Falando Nisso no twitter: @mrfalandonisso
E-mail: maicostudio2@hotmail.com
CAROS LEITORES UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA SE DEUS NOS PERMITIR!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL