2019: QUEM SE APOSENTAR TERÁ QUE TRABALHAR DOIS MESES A MAIS

Expectativa de vida do brasileiro subiu, o que eleva desconto do fator; tabela vale a partir de amanhã.

O trabalhador que pedir a aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS a partir de amanhã precisará trabalhar, em média, 60 dias a mais para ganhar a mesma renda à qual teria direito se o benefício fosse solicitado hoje, segundo estimativa do consultor para cálculos atuariais Newton Conde.

A mudança no valor mensal é resultado da nova tabela do fator previdenciário de 2019, divulgada ontem pela Previdência, que ficou desvantajosa aos aposentados em relação à deste ano após o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgar –também ontem– que houve aumento na expectativa de vida da população.

Para projetar o tempo de trabalho a mais para se aposentar, Conde considerou o aumento na esperança de vida dos brasileiros entre 40 e 80 anos de idade, que é de 54 dias.

Ao fazer esse mesmo cálculo com trabalhadores com idades entre 50 e 59 anos, faixa etária da maioria dos novos aposentados por tempo de contribuição, o período adicional de recolhimentos para ter a mesma renda sobe para 57 dias.

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade