Tropical FM 104.1 - A Mais Potente do Interior Sergipano!
Offline
📅 13/02/2026 📍 Simão Dias 🕒 01:41 (Horário de Simão Dias)

Black Angel


Brasil

LICENÇA-PATERNIDADE PARA PAIS DE BEBÊS PREMATUROS SERÁ AMPLIADA

✍️ Por Edelson Freitas 📅 Publicado em 26/01/2026 09:01 👁️ 36 visualizações ⏱️ 2 min de leitura
LICENÇA-PATERNIDADE PARA PAIS DE BEBÊS PREMATUROS SERÁ AMPLIADA

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, projeto que amplia a licença-paternidade de 5 para 20 dias para pais de bebês prematuros (PL 3108/20).

O texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para garantir a ampliação do período de licença quando o recém-nascido for prematuro ou necessitar de internação hospitalar prolongada.

Atualmente, a CLT prevê hipóteses específicas de ausência justificada ao trabalho, como casamento, doação de sangue e comparecimento a audiência judicial, mas não contempla situações relacionadas a complicações no nascimento do filho.

Mudanças no texto original

A versão original do projeto permitia que o pai de bebê prematuro se ausentasse do trabalho, sem desconto salarial, por até 60 dias, medida válisa apenas durante a pandemia da Covid-19.

A relatora, deputada Ana Paula Lima (PT-SC), atualizou o texto para tornar a ampliação da licença-paternidade uma medida permanente. Em seu parecer, a parlamentar argumentou que a presença paterna é indispensável para o suporte emocional da mãe e para os cuidados intensivos exigidos por bebês prematuros.

Próximos passos

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. (Câmara)

📰 Notícias Relacionadas

💬 Comentários (0)

📝 Deixe seu comentário

💬

Nenhum comentário ainda

Seja o primeiro a comentar esta notícia!