SERGIPE EM ALERTA: PREVISÃO APONTA 160 MM DE CHUVA EM CINCO DIAS

O estado de Sergipe entra na rota de uma frente fria que avança lentamente sobre o litoral nordestino. Com isso, os próximos dias serão marcados por chuvas expressivas em diversas regiões do estado, com destaque para a capital Aracaju, onde os acumulados podem ultrapassar 150 mm em apenas cinco dias.

Frente fria avança de forma lenta sobre o estado

O sistema frontal que favorece esse cenário tem uma característica diferente: avança lentamente e encontra as águas do oceano aquecidas na costa nordestina, o que reforça ainda mais a formação de nuvens carregadas. A atuação dessa frente fria sobre Sergipe, especialmente entre sexta-feira (2) e terça-feira (6) de maio de 2025, contribui para volumes significativos de chuva.

 De acordo com os modelos meteorológicos, a capital Aracaju pode registrar até 160 mm de chuva nesse intervalo, valor que representa cerca de 70% da média mensal esperada para maio. O mês, inclusive, é historicamente o mais chuvoso do ano na capital sergipana — com uma média em torno de 227 mm —, e este evento reforça esse padrão climático típico da estação chuvosa no litoral nordestino.

Mapa mostra acumulados elevados no sul e centro-sul de Sergipe

A previsão acumulada entre os dias 2 e 6 de maio indica volumes entre 100 mm e 150 mm para a faixa sul do estado, especialmente nas áreas em bordô no mapa de previsão. Já entre a faixa centro-sul e o interior, onde predominam áreas em laranja e marrom, os acumulados variam entre 60 mm e 100 mm.

Embora esses sejam os valores previstos, há possibilidade de que acumulados pontuais sejam ainda maiores, especialmente nas cidades mais próximas ao litoral.

Aracaju lidera previsão diária de chuva

A capital sergipana deve concentrar os maiores volumes diários, com destaque para o sábado (4), quando são esperados 47 mm. Veja os principais destaques por dia:

Sexta-feira (2)

Sábado (3)

Domingo (4)

Segunda-feira (5)

Alerta para possíveis transtornos

Com a previsão de chuvas volumosas em curto espaço de tempo, é importante redobrar a atenção para alagamentos, transbordamentos e possíveis deslizamentos de terra, especialmente nas áreas urbanas e encostas. As autoridades locais devem acompanhar de perto as atualizações dos institutos meteorológicos para emitir alertas em tempo hábil.(Guilherme Borges)

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade