Figura 1- Acumulado de chuva previsto entre 29 de abril de 2025 e 06 de maio de 2025. Fonte: Climatempo.
Os próximos dias serão marcados por tempo bastante instável em boa parte do estado da Bahia, com destaque para a capital Salvador e toda a faixa leste do estado. A atuação da terceira frente fria abrangente de abril sobre o Nordeste brasileiro, somada a outros fatores atmosféricos típicos do outono, deve provocar acumulados de chuva extremamente elevados entre os dias 1º e 6 de maio.
Apesar da intensificação da instabilidade nos últimos dias do mês, abril de 2025 deve terminar com volume de chuva abaixo da média histórica em Salvador. Até o dia 29, foram registrados 124,2 mm na capital, enquanto o esperado para o mês é de 284,9 mm. Como a maior parte da chuva mais forte está prevista apenas para maio, abril encerra com déficit.
Abril e maio são, naturalmente, os meses mais chuvosos no litoral da Bahia. Isso acontece porque frentes frias originadas no Sul conseguem avançar até o Nordeste durante o outono. Quando essas frentes encontram a umidade quente do oceano, elas reforçam os ventos marítimos e estimulam a formação de nuvens carregadas. Além disso, o aquecimento das águas do Atlântico e a presença constante das brisas marítimas aumentam a chance de chuva persistente.
A partir de quarta-feira (30/04), a frente fria começa a influenciar o tempo no sul da Bahia. A situação se agrava entre os dias 1º e 6 de maio, com a intensificação de áreas de instabilidade ao longo de praticamente toda a faixa leste do estado, incluindo a Região Metropolitana de Salvador. A previsão é de chuvas intensas e persistentes, com acumulados que podem chegar a 100 mm ou até 150 mm em apenas 24 horas, especialmente no sábado (03/05).
Modelos meteorológicos indicam que, ao longo de 5 dias, Salvador pode registrar entre 300 mm e 400 mm de chuva acumulada áreas em roxo no mapa. Ou seja, mais que o esperado para todo o mês de Abril. Em outras áreas do leste baiano, os acumulados também serão expressivos, variando entre 200 mm e 300 mm áreas em vermelho e bordo no mapa. Esse cenário eleva o risco de alagamentos, deslizamentos e transtornos urbanos, especialmente em áreas de encosta e locais com histórico de enchentes.
Figura 1- Acumulado de chuva previsto entre 29 de abril de 2025 e 06 de maio de 2025. Fonte: Climatempo.
Diante da previsão, é fundamental que a população das áreas afetadas acompanhe os avisos meteorológicos atualizados e siga as orientações das autoridades locais. A recomendação é de atenção redobrada, especialmente entre os dias 2 e 6 de maio, quando o tempo severo deve atingir seu pico. (Guilherme Borges)
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL