FGTS: O QUE É CONTA INATIVA E COMO SACAR OS VALORES

Quando um indivíduo começa a trabalhar de carteira assinada, a empresa abre uma conta em seu nome para acumular recursos destinados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A gestão da conta é realizada pelo empregador. Todos os meses, ele precisa depositar um valor equivalente a 8% do salário do colaborador nesta conta, para criar uma espécie de reserva para o trabalhador.

Quando o colaborador deixa a empresa, a conta passa a ser inativa, pois esses depósitos deixam de acontecer. Entretanto, mesmo inativa, a conta seguirá vinculada ao trabalhador e recebendo juros e correção monetária sobre o saldo.

Quando posso sacar os valores da conta inativa?

Há casos em que é possível sacar os valores já depositados assim que a demissão acontece, como quando o funcionário é demitido sem justa causa.

Já os funcionários que se demitem ou são demitidos por justa causa só podem sacar o dinheiro da conta inativa em determinadas situações, como:

Como sacar os valores da conta inativa?

O trabalhador que se encaixa em qualquer uma das modalidades para o saque da conta inativa do FGTS pode solicitar o pagamento pelo aplicativo ou indo até uma agência da Caixa.

Pelo aplicativo, o tutorial é o seguinte:

Na agência da Caixa, é preciso levar todos os documentos que comprovem que o indivíduo se encaixa na modalidade para saque.

Como consultar o saldo da conta inativa

Pelo aplicativo, basta clicar no olho próximo à opção “Saldo Total”. Logo abaixo, há o “Resumo do seu FGTS”, que mostra o extrato completo dos pagamentos realizados pelas empresas em que a pessoa já trabalhou – ou seja, as contas inativas.

Também é possível consultar o saldo pelo site de internet banking ou aplicativo da Caixa – essa opção, no entanto, só é válida para pessoas com conta no banco. Além disso, só é possível acessar o site via computador.

Para ver o saldo e o extrato, que aparecem na mesma página, é necessário:

Os dados serão apresentados da mesma forma que no aplicativo do FGTS. (Brasil Econômico)

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade