O Governo Federal começará a notificar, via WhatsApp, milhares de celulares furtados ou roubados que forem ativados com uma nova linha telefônica. A medida, que será implementada a partir desta semana, marca uma nova fase do programa Celular Seguro, conforme revelou o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Com essa atualização, além do bloqueio da linha telefônica e de aplicativos financeiros, o sistema conseguirá identificar quando um celular roubado receber um novo chip e enviará uma mensagem de alerta ao portador.
O aviso informará que, caso o aparelho não seja entregue imediatamente à delegacia civil mais próxima, a pessoa poderá responder por crimes como furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
A nova função foi viabilizada pelo compartilhamento de dados entre todas as operadoras de telefonia móvel e a Anatel. O programa usa o código IMEI (número único de identificação do aparelho) para detectar dispositivos irregulares e enviar automaticamente as notificações.
A iniciativa visa coibir a revenda e o uso de celulares roubados, reforçando o combate ao crime organizado e a proteção dos cidadãos.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL