O MINISTÉRIO DA CIDADANIA, PASTA RESPONSÁVEL POR PROGRAMAS ASSISTENCIAIS, PRETENDE REALIZAR MUDANÇAS NOS BENEFÍCIOS. ENTRE ESSAS MUDANÇAS ESTÁ A DIGITALIZAÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA.
A IDEIA É QUE BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA RECEBAM E MOVIMENTEM O DINHEIRO POR MEIO DO APLICATIVO CAIXA TEM, CRIADO PARA PAGAR O AUXÍLIO EMERGENCIAL. A PASTA INICIOU ESTA MIGRAÇÃO EM DEZEMBRO DO ANO PASSADO. OUTRA MUDANÇA SIGNIFICATIVA, É A DIGITALIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO DO GOVERNO FEDERAL. HOJE, PARA SE INSCREVER EM UM PROGRAMA SOCIAL, COMO O BOLSA FAMÍLIA, É PRECISO IR AO CRAS, CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL E FAZER O CADASTRO ÚNICO.
A INTENSÃO DO GOVERNO É DIGITALIZAR ESTE CADASTRO. DE ACORDO COM JOSÉ CRUS, VICE-PRESIDENTE DO COLEGIADO NACIONAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESTA MEDIDA PREOCUPA.
PARA CORTAR GASTOS SÃO PREVISTAS MUDANÇAS EM FORMULÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA E DO CADASTRO ÚNICO. É A MESMA LINHA ADOTADA NO INSS – QUE PROMETEU ATENDIMENTO ON-LINE, MAS NÃO REDUZIU A FILA DA APOSENTADORIA. ESPECIALISTA ALERTA QUE NEM TODO BRASILEIRO (PRINCIPALMENTE OS IDOSOS) TEM ACESSO À INTERNET.
SOBRE A DIGITALIZAÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA, O MINISTÉRIO DA CIDADANIA INFORMOU QUE O PROCESSO SERÁ GRADUAL, MAS QUE A FORMA ANTIGA DE RECEBER O BENEFÍCIO, PELO CARTÃO, AINDA CONTINUA VALENDO. ATUALMENTE, APROXIMADAMENTE DOIS MILHÕES E 200 MIL FAMÍLIAS JÁ PODEM UTILIZAR O CAIXA TEM PARA MOVIMENTAR O BOLSA FAMÍLIA.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL