NOMOFOBIA: NOVA DOENÇA QUE ESTÁ IMPACTANDO A SAÚDE BRASILEIRO; ANSIEDADE OU MEDO DE FICAR SEM O CELULAR

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE NOMOFOBIA?  ESSA É UMA NOVA PATOLOGIA QUE SURGIU NOS ÚLTIMOS ANOS E SE REFERE AO MEDO OU ANSIEDADE DE FICAR SEM O CELULAR, OU SEJA, DE FICAR OFFLINE.  O MESTRE EM PSICOLOGIA ROBERTO JAMES, ALERTA QUE OS SINTOMAS SÃO MUITO PARECIDOS COM OS DE ANSIEDADE E DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA,  POR ISSO, É IMPORTANTE TER CONHECIMENTO DAS NOVAS PATOLOGIAS QUE SURGEM COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA, PRINCIPALMENTE AS GERAÇÕES MAIS NOVAS.

– Olha, a nomofobia já tem afetado bem demasiado as pessoas. Vou citar aqui um exemplo de um estudo recente de um psicólogo em que ele identificou que muita gente estava sendo diagnosticada com o TDAH, quando na verdade não era. Era um excesso de uso das telas, um excesso de uso do smartphone e que acabava que aquilo dava a entender que a pessoa tinha esse tipo de problema. Olha só como é interessante esse ponto e como é relevante a gente entender que a partir do momento. E as pessoas começam a passar mais tempo de frente para uma tela. Isso vai impactar tanto nas relações, tanto na forma de aprendizagem, nos aspectos cognitivos, nos aspectos definidores de personalidade. A gente pode entender que as gerações mais jovens estão tendo muito mais acesso, muito mais tempo de acesso às telas e a gente só vai entender o real impacto disso na vida dessas crianças de hoje daqui a 20, 30 anos.

DADOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA APONTAM QUE 10 POR CENTO DOS BRASILEIROS JÁ SOFREM DE NOMOFOBIA.  AQUI VÃO ALGUNS SINAIS DE ALERTA:  SENSAÇÃO DE QUE O CELULAR ESTÁ TOCANDO OU VIBRANDO O TEMPO TODO, TAQUICARDIA OU COMEÇAR A SUAR QUANDO ACHA QUE ESQUECEU OU PERDEU O APARELHO;  ANGÚSTIA, MAU HUMOR OU IRRITAÇÃO QUANDO ESTÁ SEM SINAL DE INTERNET;  E NÃO CONSEGUIR DIMINUIR O TEMPO QUE FICA NO CELULAR.  VALE LEMBRAR QUE É IMPORTANTE PROCURAR UM ESPECIALISTA PARA TER O DIAGNÓSTICO CORRETO.

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade