WHATSAPP: APLICATIVO TESTA NOVAS OPÇÕES DE BUSCA, “NOVA COR” DO MODO ESCURO E MAIS

O WhatsApp é um dos aplicativos de celular mais usados por muitos brasileiros, e até a principal ferramenta de comunicação de muitos de nós. Com anos e anos de mensagens, fotos e outros arquivos, encontrar algo no histórico não é tarefa das mais fáceis, mas o app está testando ferramentas para encontrar mais facilmente o que você busca, além de outras novidades.

A revelação foi feita pelos especialistas do WABetaInfo, que encontraram novos recursos de pesquisa na versão Beta do WhatsApp.

Filtros de busca

A primeira novidade no Beta – atualmente fechado para novas inscrições – é a opção de “Busca por data”. A tela de pesquisa mostra um pequeno botão de calendário, que permite especificar um dia para a filtragem da busca. Caso nenhum termo seja usado para a pesquisa, o histórico da conversa mostra todas as mensagens do dia.

Outra novidade são novas ferramentas para a tela de “Uso de armazenamento” (localizada nas configurações do app). O recurso deve ser remodelado nas próximas versões, incluindo filtros para a listagem de arquivos.

Entre os filtros listados atualmente no beta do WhatsApp estão a busca por arquivos grandes e encaminhados.

A lista, que atualmente serve apenas para informar o total de espaço ocupado pelas mídias de um contato, poderá ser usada também para buscar e listar os arquivos. Por exemplo, ao tocar na opção “Fotos” de um contato específico, o WhatsApp Beta exibe todas as imagens compartilhadas com a pessoa.

A exibição pode ser personalizada, com um botão de filtragem da visualização. O recurso em teste permite exibir os arquivos por ordem cronológica e de tamanho.

Limpeza de histórico

Outra novidade em testes para a tela de “Uso de armazenamento” é a opção de apagar todas as mensagens do histórico de um contato, mantendo apenas as favoritas. A opção de manter as mensagens destacadas já está disponível no recurso “Limpar conversa”, mas apenas ao ser acessada pela tela de conversa.

Busca de imagens na web

Para mensagens e imagens muito compartilhadas, o WhatsApp vai substituir o botão de encaminhamento por um de busca no Google. Ao que tudo indica, a medida visa combater a desinformação e fake news.

O recurso não chega a ser novo, estando em testes há mais de um ano. Mas agora chegou à versão beta no iPhone também. Quando uma mensagem (ou foto) é compartilhada mais de quatro vezes, o novo botão permite fazer uma busca por ela no Google. O WhatsApp deixa claro antes que o conteúdo será usado para a busca, permitindo que pessoas preocupadas com a coleta de dados pelo site possam cancelar o processo.

“Nova cor” no modo escuro

WABetaInfo notou uma pequena diferença na cor usada para as mensagens enviadas no histórico. A imagem compartilhada pelo site mostra um tom levemente mais claro do que usado atualmente.

O ajuste poderia servir para melhorar o contraste em algumas telas ou ser usado em conjunto com as configurações de acessibilidade no celular.

Conta do WhatsApp em mais de um celular

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permite usar a conta do serviço em até quatro celulares ao mesmo tempo, autorizando o acesso pela rede Wi-Fi.

Diferentemente das outras novidades, a opção parece estar em um estágio mais inicial, não recebendo maiores detalhes no site ou na conta da rede social.

Mais vídeos

Um último recurso encontrado pela publicação que não afeta tanto os usuários brasileiros é o suporte ao serviço de vídeo Share Chat. Popular na Índia (maior mercado do WhatsApp), o serviço será integrado para que links compartilhados do serviço possam ser abertos e visualizados sem sair da conversa, assim como acontece com os links do YouTube atualmente.

As novidades ainda estão em desenvolvimento e podem mudar bastante antes de chegar a todos os usuários. Por esse motivo, os recursos listados não têm data prevista para serem lançados oficialmente e também podem demorar para chegar a quem usa a versão Beta do app.

Fonte: WABetaInfo  

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade