SIMÃO DIAS: VÍTIMAS POR GOLPE EM REDE SOCIAL CONTABILIZAM PREJUÍZOS

A Polícia Civil de Sergipe vem intensificando nos últimos dias alerta à população para ter muita cautela e evitar cair nos golpes praticados nas redes sociais com falsos link’s, utilizando sites de compra e venda.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), Os golpistas conseguem acessar o aplicativo whatsapp de usuários, tendo como pano de fundo anúncios em sites de vendas, tipo OLX e Mercado Livre. Com informações privilegiadas e se passando por amigos das vítimas, pedem que sejam feitos depósitos em contas bancárias.

O golpe acontece quando as vítimas fazem algum anúncio em sites de vendas e deixa o seu número de telefone para contato. Com isso, o golpista solicita a reconfiguração da conta da vítima e, para validar essa reconfiguração, o Whatsapp envia um SMS com um código de seis dígitos para o telefone da vítima, o anunciante. A partir desse momento, o golpista mantém contato por ligação ou mensagem com o anunciante afirmando ser alguém responsável pela plataforma na qual o anúncio foi feito.

Nesse contato, o golpista alega precisar desse código para validar a publicação do anúncio ou o cadastro do anunciante no site de vendas. Como a vítima realmente fez o anúncio, acredita na história e informa o código que recebeu, o que possibilita a reconfiguração do seu Whatsapp em um novo aparelho e desabilita a conta no seu aparelho celular. Com a posse da conta do Whatsapp da vítima, o golpista passa a enviar mensagens de seus contatos alegando que precisa de uma quantia em dinheiro. Com isso, ele informa uma conta para depósito do valor solicitado, geralmente a conta é de um terceiro desconhecido, fora do estado.

De acordo com informações passadas pela Delegacia local, no município de Simão Dias, três pessoas acabaram sendo vítimas nos últimos dias. Uma delas contabilizou prejuízo de cerca de R$ 1.400,00 e outra de aproximadamente R$ 4 mil. Uma terceira pessoa também acabou perdendo dinheiro, porém, informação do valor não chegou ao conhecimento do portal de notícias.

Por: Portal de Notícias Edelson Freitas

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade