PROVA QUE SUBSTITUI ENEM PARA OBTER DIPLOMA É ADIADA
 Prova que substitui Enem para obter diploma é adiada

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta quinta-feira (3) que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terá mudança de data. Antes previsto para 8 de outubro, agora ele será aplicado em 22 de outubro. Procurado pelo G1, o Inep afirmou que o motivo da mudança foi logística. “A data do Encceja precisou ser adequada ao macrocronograma de aplicação de exames e avaliações do Inep que se concentraram em outubro e novembro”, disse o instituto. Entre os exames estão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Celpe-Bras, exame que avalia a proficiência de estrangeiros em português do Brasil.

O Inep afirmou ainda que o novo edital do Encceja também trouxe outras mudanças em regras da aplicação. Segundo o órgão, o participante não poderá levar o seu caderno de questões ao término da prova.  Outra mudança é que as secretarias estaduais de Educação utilizarão os resultados individuais do Encceja para a certificação de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Já os institutos federais só emitirão o certificado do ensino médio usando como base os resultados individuais do Encceja.

As inscrições para o Encceja Nacional são gratuitas e começam nesta segunda-feira, 7, às 10h, e terminam em 18 de agosto, às 23h59.  Até o ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era usado como forma de conseguir o diploma da educação básica – o candidato com pelo menos 18 anos que tirasse no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação conseguia obter o certificado. Desde a mudança no exame, anunciada no início desse ano, ele perdeu essa função.

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade