O Jornal da Cidade deste fim de semana trouxe matéria focando a rota do tráfico de animais silvestre e destacou que Simão Dias e Tobias Barreto são dois dos principais municípios que mais registram a prática de captura para a comercialização criminosa. Segundo levantamentos feitos pelo jornal, Sergipe é um dos estados da região nordestina que funciona como rota do tráfico nacional de animais silvestres.
Para Gláucia Lima, diretora de Fauna do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o município de Itabaiana é um dos principais responsáveis pelo transporte ilegal destes animais.
De acordo com a Organização Não Governamental (ONG), WWF, esse tipo de comercialização ocupa a quarta posição nas transações ilegais no ranking mundial, tendo o Brasil como um dos principais fornecedores de animais para o exterior.
Segundo o Ibama, os locais de maior captura de animais em Sergipe, são os municípios de Japaratuba, Tobias Barreto e Simão Dias. Os animais que são o maior objeto de desejo dos criminosos são as aves. Nestes três municípios é registrado o maior número de denúncias.
A venda de animais, na maior parte, possui destino fixo. São criadores de aves ou colecionadores, além de ficarem expostos na comercialização das feiras livres. Outro ponto que chama a atenção é a crueldade que os animais são submetidos para disfarçar o crime. Com os maus tratos muitos morrem antes de chegar ao seu destino. São amarrados, amordaçados e espremidos para dificultar o flagrante.
A compra de animal silvestre sem licença legal para a venda também é crime. Além de responder pelo crime ambiental, a pessoa que trafica animais silvestres é multada em R$ 500 por animal, este valor aumenta se o animal for ameaçado de extinção ou se o infrator for reincidente.
A cada ano, o Ibama tem intensificado as operações de fiscalização de combate ao tráfico de animais e a população tem um papel importantíssimo com denúncias feitas através do 0800 61 8080.
Há três anos atrás, uma operação denominada “Pássaro Livre” de combate a venda ilegal de animais silvestres aconteceu no mercado da feira livre de Simão Dias. Na ocasião, o Ibama agindo juntamente com a polícia apreenderam cerca de 200 animais, destruíram gaiolas, além de ter deixado alguma pessoas flagradas respondendo a processo na justiça.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL